PRK – Eye In The Sky (Final)

Depois de muito tempo, a parte final do relatório sobre a recuperação dos meus olhos, que sofreram cirurgia refrativa de correção de miopia, dia 14/2 último.

Dia 15 –
A partir desse ponto deixo de perceber o “esbranquiçado” na visão de ambos os olhos, e passo a considerar a visão “decente”. O olho esquerdo está com uma nitidez 100% perfeita, mas o direito estagnou em uns 70%. Passo a ter medo de que tenha ocorrido hipocorreção nesse olho. A visão noturna é muito inferior em termos de nitidez, e as lâmpadas e faróis estão repletos de “efeitos especiais”.

Dia 20 – Visita de revisão no oftalmologista que me operou. O quadro está praticamente idêntico ao do dia 15. Reclamo dessa situação a ele, que praticamente jura que as condições de visão melhorarão muito. Reitera que devo ter paciência, e esperar o tempo agir, pois a recuperação é realmente lerda para casos de miopia alta como a minha (o fato do esquerdo, que tinha maior miopia que o direito se recuperar primeiro foi atribuído a um capricho da minha natureza regenerativa, e àquela pequena anomalia presente no olho direito). O retorno ficou marcado para 40 dias depois.

Dia 21 a Dia 30 – Diferença ínfima para melhor, na visão noturna de ambos os olhos, e na acuidade visual do olho direito. Por volta do trigésimo dia, passo a sentir pouca ou nenhuma necessidade do colírio lubrificante, e isso é muito bom. Por outro lado, sinto nos olhos, principalmente no esquerdo, um leve astigmatismo (as letras e números ficam um pouco tremidos).

Acho engraçado dizer que na recuperação se passa, artificialmente, por todas as deficiências de visão conhecidas: hipermetropia nos primeiros 3 dias, uma espécie de miopia (visão cansada) por semanas, e, finalmente, o astigmatismo. Posso dizer, essa é a anomalia mais desagradável de todas, pois sua visão é nítida, mas você simplesmente tem dificuldades de focar em detalhes importantes, tais como as letras.

Entre o dia 30 e 45 - A partir do trigésimo dia, passo a parar de me preocupar tanto com meus olhos, que eram até então preocupação constante e alvo de avaliação diária; de fato passam-se dias em que simplesmente esqueço-me de sua existência, foi simplesmente a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois pude perceber uma melhora consistente por volta do quadragésimo quinto dia, quando começa a reta final deste relato.

Nessa época o astigmatismo, tão repentinamente como veio, tão repentinamente se foi…para meu alívio.

Entre o dia 46 e 60 – No dia 31 de Março encerrou-se completamente a aplicação do Florate, o colírio remanescente. Não sei se houve uma relação de causa e efeito, ou se foi mera coincidência, mas o fato é que no espaço entre 3 a 7 dias depois do fim da aplicação deste colírio a visão do olho direito melhorou bárbaramente, se equivalendo ao olho esquerdo. Por volta do dia 55 eu tinha mesmo a impressão de que esse olho de recuperação retardatária estava mesmo até melhor que o seu par.

Dia 16 de Abril – 62 dias depois da operação

Finalmente, no novo retorno ao médico, a medição da visão: O médico pediu para ler as letrinhas pequenas na parede sem aqueles penduricalhos na frente, à olho nu: LI AS LETRINHAS SEM A MENOR EXITAÇÃO, POIS ESTAVAM EXTREMAMENTE NÍTIDAS. Parecia que era o auge de uma das maiores alegrias da minha vida, mas ainda tinha mais. O médico resolveu testar uma letrinha ainda mais minúscula que a “normal”. Li a seqüência bem, não tão “bate-pronto” e relaxadamente como a anterior, mas com exitação mínima. Sim, visão acima da média, de 120% (20/15), principalmente no olho direito (o miserável que levou séculos para ficar bom). O resultado extremamente positivo surpreendeu até o médico. Saí literalmente sorridente e saltitante do consultório médico. Devo retornar para uma derradeira revisão em 6 meses.

Considerações Finais

O que dizer sobre toda esta epopéia ? Eu disse que a recuperação foi desagradável né ? Eu menti, a recuperação é extremamente desagradável, mesmo. Há momentos de muita impaciência, pois principalmente nos primeiros 20 dias não há como você não ficar acompanhando minuciosamente a recuperação (lenta) da qualidade visual dos olhos. O que não quer dizer que tal sofrimento não valha 100% a pena…e vale, ô se vale. Tenho impressão de que minha visão, hoje, durante o dia, é ainda melhor do que a visão proporcionada pelos velhos óculos, que corrigiam 6,0E e 4,5D de miopia. É como se as lentes me proporcionassem uma visão de qualidade de imagem de fita VHS e a visão proporcionada por minhas próprias córneas seja de qualidade de DVD.

Ainda há alguns detalhes para melhorar na visão noturna, não na acuidade em si, mas nos efeitos das luzes e lâmpadas. Tais aberrações melhoraram absurdamente em relação ao início do processo (no qual mal podia olhar para uma lâmpada que ela distorcia horrores); estimo que tal sintoma tenha um resquício de cerca de 20% da sua ocorrência inicial. Não considero que haja com o que me preocupar, pois ainda tenho uma margem de meses para os olhos se recuperarem plenamente nesse sentido da luzes noturnas.

Visão nova, vida nova….

P.S – Minha intenção, ao produzir relatório tão minucioso do processo de recuperação da cirurgia refrativa PRK, foi fornecer algum material de apoio mais “humano” e direto para pessoas que passem pela mesma situação, tendo uma melhor “visão” do que ocorre, e quando ocorre, em tal desagradável situação…e mesmo tranqüilizar a respeito daqueles momentos no qual a pessoa acha que nunca mais vai ter uma visão decente, felizmente uma ilusão desesperada do momento.

About these ads

Sobre willdalosto
Devaneios de um bom-moço sobre o Eu-Sozinho e ensaios sobre nada e ninguém em especial

194 Responses to PRK – Eye In The Sky (Final)

  1. Adriano disse:

    Valeu por compartilhar sua experiencia , a leitura me foi muito util ! Fiz o PRK no ultimo Sabado ja que o Lasik é contra indicado no meu caso( minha cornea é transplantada).
    Realmente da um certo desespero , lendo seu relato fiquei mais tranquilo .
    Ah…só estou podendo escrever pois fiz apenas em um olho.

  2. Tatiana disse:

    Prezado colega de cirurgia, voce realmente alcançou o objetivo do que se propos! E dificil encontrar relatos ( informacoes precisas sobre o que realmente acontece no pos cirurgico) Estou a uma semana do ‘PO e estou vivendo esta sensacao angustiante! foi uma luz e uma tranquilidade ler o seu depoimento!!!Att.Tatiana ( escrito pelo marido Breno rs pois nao estou vendo bem)

  3. Helena disse:

    Oi! Animador ler o seu relato. Estou no meu 13º dia pós cirurgia (PRK, porque a minha córnea é um pouco fina) no meu olho esquerdo e no meu 4º dia do olho direito. O que passa pela cabeça é de que não consegui zerar a miopia e o astigmatismo, porque apesar da melhora ainda não está tudo suficientemente bom. Lendo o seu relato, resta-me um pouco de esperança e incentivo a ter paciência e dar tempo ao tempo para ver como ficará…
    Obrigada por compartilhar a sua experiência.

  4. Claudio Coelho Nascimento disse:

    Ontem completei 1 Mês de Cirurgia de refração a Laser PRK no olho direito, para corrigir 2,75 de Astigmatismo, minha visão era 20×60 sem óculos e 20×20 com óculos, agora estou 20×40 sem óculos, meu objetivo é alcançar o que era de óculos 20×20, mas o embaçamento e esbranquiçamento da visão, arco-Íris quando olho lâmpadas me encomodam muito, só volto lá daqui 1 mês, to com medo de no 3° mês ter retoque(Há possibilidade).A recuperação é muito lenta.

  5. Nelson disse:

    Foi muiiiiiiiiito legal o que fez, com certeza me animou muiiiiiiiiiiiiiiito, pq ja estava 100% irritado com as luzes em foma de diamantes, ja estava tb totalmente invocado com o meu oftalmo hehehehe, detalhe, faz apenas 7 dias de minha cirugia, mas ja queria estar enchegando mais que um gavião. Valeu

  6. alarico disse:

    fiz prk personalizado a 6 dias,pois a 20 anos fiz ceratomia radial,tinha miopia somente, fiquei co,m 4 g de astigmatismo+2 de pert0,e anoite os reflexos eram muit0s mesmo com oculos, optei pela monovisa0,o olho dominante para l0nge ,esquerdo, e odireito para perto,fiz um teste com lentes antes por receio,estou que nem vç no começo, com meu olho esqerdo, foca nao foca,os reflexos que eram por causa da cicatris do bisturi, na ceratomia radial com a personalizaçao foi otimo, obrigado, prlo seu depoimento,fico mais tranquilo

    • Mauricio disse:

      Claudio. Me indentifique com o seu caso, pois também fiz em 1990 no olho esquerdo a cirurgica com bisturi, Zerou a miopia, mas fiquei com 1,5 de astigmatismo. Não fiz no olho direito, Hoje após 20 anos um medico não recomendou fazer nem a PRK, pois a Lasik não pode, pois a cornea ficou plana. Mas um outro médico me recomendou fazer nesse olho a PRK. Tenho um colega que também fez a com bisturi e depois de alguns anos corrigiu com o laser, e está muito contente.

      Como ficou a sua visão? Você recomenda fdazer essa nova cirurgia?
      Estou na dúvida.

      att

      Mauricio

      • Li disse:

        Minha mãe também ficou com cicatrizes após a cirurgia com bisturi realizada em 1986, não enxergava direito nem com óculos, tinha 5 graus de astigmatismo em um dos olhos. Fez a PRK para corrigir e ficou super satisfeita. Mesmo esquema, um olho enxerga de longe e o outro de perto.

  7. Flora disse:

    Olá!!! Vou fazer prk personalizada semana que vem e agradeço muito por seu relato. Estava um pouco desesperada por causa da cirurgia, mas agora estou bem menos assustada (tenho 4.0 de miopia).
    Minha pergunta é quanto à fotofobia, pois também sofro deste mal. Melhorou?

  8. Anderson disse:

    Cara, estou no 23º dia de recuperação de uma PRK e minha visão aínda não está “zerada”, minha maior dificuldade é para usar o computador. Mas o seu relato me deixou mto tranquilo pois já estava até me conformando com o fato de ter que voltar a usar óculo ou fazer retoque. Valeu pela contribuição

  9. cynthia disse:

    Olá!!!
    Caraca, fiz na ultima quinta (30/10) minha PRK do olho direito….na proxima quinta faco do olho esquerdo….
    Putz, o q mais me incomoda é a fotofobia, como todas as luzes irradiam loucamente! Até de dia….isso é o pior, dá medo q isso seja para sempre….mas terei fé….
    Depois de qt tempo depois da cirurgia se pode voltar a frequentar festas, bares, etc?
    obrigadao!

  10. celso nunes de santana disse:

    Olá a todos
    eu ainda não marquei minha cirurgia de prk pois estou assustado em relação a cirurgia que fiz a 20 anos como relatado em outro depoimento , acontece que a vinte anos a recuperação foi tão rapida que niguem acredita digo em relação a ceratomia radial cirurgia de bisturi mas que a recuperação é impressionante em relação ao PRK mas eu acho que vou fazer mesmo pagando 1.100,00 por olho digo a personalizada …..espero que tenha otimos resultados como relatados até agora …abraços a todos……..

    • Mauricio disse:

      Celso fiz em 1990 no olho esquerdo a cirurgica com bisturi, Zerou a miopia, mas fiquei com 1,5 de astigmatismo. Não fiz no olho direito, Hoje após 20 anos um medico não recomendou fazer nem a PRK, pois a Lasik não pode, pois a cornea ficou plana. Mas um outro médico me recomendou fazer nesse olho a PRK. Tenho um colega que também fez a com bisturi e depois de alguns anos corrigiu com o laser, e está muito contente.

      Como ficou a sua visão? Você recomenda fdazer essa nova cirurgia?
      Estou na dúvida.

      att

      Mauricio

  11. Antonio Carlos disse:

    Fiz PRK no olho direito em 23/10 para tirar 1,5 de miopia, 3 semanas depois e continua com sintoma de astigmatismo. Eu poderia ter feito LASIK, mas optei por PRK achando que seria menos agressivo, pois no panfleto da clínica dizia que o laser era aplicado diretamente na superfície. O Oftalmologista deveria ter me esclarecido que removeria o epitélio. Agora estou em duvida se faço no esquerdo, logico que seria LASIK. Eles tendem a ocultar o máximo de informação, talvez para que o paciente não desista.

  12. Antonio Carlos disse:

    Fiz a cirurgia no olho esquerdo dia 20 só que desta vez foi LASIK. A recuperação é sem comparação. Inicialmente parece uma cena de novela de um “sonho” ou “pensamento”, como se tivesse uma névoa. As luzes a noite ficam ofuscante. 2 dias após, o efeito de névoa está mais reduzido. O olho direito que fiz PRK tá fazendo 1 mês e ainda apresenta visão dupla, mas melhorando lentamente. Para ler utilizo praticamente o recém operado.

  13. Rogério Mattos disse:

    Puxa, obrigado por seu relato… faz 14 dias que fiz PRK nos dois olhos e já estava ficando preocupado pois minha visão não está das melhores. Fiz a cirurgia convencional que o meu plano de saúde cobriu. Ofereceram a personalizada, mas queriam R$2.250 por fora e eu não aceitei. Peguei a opinião de outro médico e ele me disse que a personalizada é melhor mas não faria grande diferença pra mim. Apesar do médico dizer que a recuperação é lenta, é bom a gente “ouvir” de alguém que passou pela mesma situação, um alívio. A fotofobia ainda é grande pra mim, como está a sua hoje? Eu poderia ter feito a lasik, mas de acordo com o médico, recentes estudos mostram que a médio e longo prazo a PRK tem melhores resultados.

  14. Rogério Mattos disse:

    Esqueci de perguntar… te ofereceram a cirurgia personalizada ou você fer a convencional? Uma das coisas que disseram que a personalizada melhoraria é a visão noturna que vc disse no seu relato final ainda não estar tão boa.

  15. Rodrigo disse:

    Olá! fiz minha cirurgia no dia 14 de novembro…fiquei três dias em casa me recuperando. para minha sorte não doeu nada. senti apenas uma ardencia nos olhos como se tivesse entrado um pouco de sabonete no olho. fiz a PRK personalizada e agora ja estou vendo bem para longe e para perto um pouco de dificuldade, mas sei que vai voltar ao normal logo, pois a cada dia sinto a diferença. tinha 8,5 OD e 6 no OE. agora no dia 17 de dezembro tenho o retorno de 1 mes e espero ter zerado a minha miopia.

  16. Antonio disse:

    Sou esposa do Antonio Carlos que foi submetido a cirurgia PRK no dia 25/11/08. O procedimento foi realizado nos 2 olhos. Estamos muito preocupados pois já se passaram mais de 15 dias e até o momento ele não teve progresso na recuperação da visão. Lendo os depoimentos acima, percebi que a situação dele é semelhante ao colega “alarico” que deixou depoimento em Outubro 12, 2008 às 4:10 pm. Assim como o Alarico, o meu marido já tinha sido submetido a outra cirurgia há alguns anos. Seria possível um endereço para contato com o Alarico? Muito obrigada, Leila (Esposa de Antonio Carlos Pino Gomes).

  17. Antonio Carlos disse:

    Amanhã vou fazer revisão com quase 2 mese de PRK no olho direito e quase 1 mês LASIK no esquerdo. As coisas estão bem melhores agora. Quando amanhece a visão está muito boa, após apurar no computador no trabalho o PRK fica meio embaçado como se o olho estivesse cheio de lágrima. Mas sei que vai se normalizar pois a melhora agora é bastante grande em relação aos primeiros dias.

  18. Marcello Brana disse:

    Fiz minha cirurgia tem 4 dias e estava tbm preocupado, mas agora ao ler sua opinião e a dos outros percebi que é normal este efeito de “nevoeiro” e ofuscamento, principalmente à noite. Boa sorte a todos nós e obrigado pelos depoimentos.

  19. Thomas disse:

    Muito obrigado pelo seu relato, o mais completo que vi até agora. É de muita valia para quem começa a considerar a hipótese de se submeter a uma cirurgia refrativa.

  20. Antonio Carlos disse:

    Apos 3 meses de PRK(olho direito) e 2 meses de LASIK (olho esquerdo), já estou quase totalmente recuperado. No começo dá aquela insegurança, mas depois é só alegria. Não se desesperem. Boa Sorte a todos!.

  21. Caio F Abecia disse:

    Eu tinha quase 3 de miopia em cada olho e um pouco de stigmatismo em cada um tb.
    Estou no 19º dia após a cirurgia PRK…..
    E por mais que consiga usar o pc,assistir tv, pegar onibus enxergando bem… ainda sinto q enxergava melhor na epoca com oculos.. o oculos ficava mais nitido a longa distancia. Isso desanima pq parece q a cirurgia apenas quebrou um galho……pq ainda enxergo embaçado longe e um olho enxerga mais nitido q o outro..
    Mas tomara q tudo faça parte e q depois dos benditos 3 meses tudo esteja perfeito !! =/

  22. SERGIO disse:

    Fiz a cirurgia PRK no dia 06.02.2009, nos dois olhos. Ainda vejo turvo e minha maior dificuldade é utilizar o computador e fazer leitura. No mais, nao tenho tantos problemas, consigo dirigir, vou à rua. A sensação é melhor quando tiramos a lente terepêutica no 5º dia pós-cirurgia. Valeu gente, pelos relatos, que me convenceram a fazer a cirurgia.

  23. Jeana disse:

    Fiz a Cirurgia a 40 dias, meu olho direito ta otimo mas o esquerdo nao evoluiu bem, a noite os dois olhos ficam ruim, ai ai que aflição

  24. Fabiana disse:

    OI,
    Lendo os depoimentos fiquei mais tranquila… Fiz o PRK porque o médico disse que a longo prazo ela é melhor… Sofri muito nos primeiros dias a dor e o ardor foi muito forte…. Após o 5º dia a visão parecia bem mais nítida mas, a partir do décimo dia ficou difícil ler principalmente no computador…. Estou no 12º dia e vou aguardar mais um pouco antes de entrar em pânico…rsrsrsrs…
    Abçs e boa sorte a todos, Fabiana.

    • ADIR disse:

      Oi, hoje faz 12 dias q fiz PRK personalisada. Meu Deus está tudo embaçado, principalmente depois q uso o colírio FLORATE. Estou escrenvendo aki com fonte 30.

      NO SEU CASO, TU JÁ ESTÁ VENDO NORMAL? VISÃO LIMPA?

  25. cynthia disse:

    Pessoal, essa visão embaçada nos 15 dias iniciais é normal…..a luz ofuscante tb!
    Operei minha miopia em 30/10/08, mais de 3 meses depois posso dizer q estou 100%. Fui ao medico e minha miopia zerou nos 2 olhos…realmente é mt animador. Tinha 2,75 e 0,5 de astigmatismo e zerou td….fiz PRK. A unica coisa q sinto ate hj é se dormir no ar condicionado costumo acordar com o olhos ressecados…aí é só pingar colírio que fica tudo bem. Não desanimem….a tendencia é a melhoria dia após dia. Abraços!

    • celia disse:

      olá estou com 15 dias de pós operatorio da miopia a laser, estou enxergando embaçado e de perto com muita dificuldade, o médico me disse que nos proóximos 15 dias já vou perceber melhora, estou com medo, além de tudo de perto que tava normal estou enxergando mal. Por favor se tiver alguém que passou por isso me responda.
      Célia

  26. willdalosto disse:

    De fato, esse embaçamento é bem natural e dura uns 15 ou 20 dias, na visão diurna…a noturna é um pouquinho mais complicada a coisa.

    Cynthia, realmente é uma probleminha aborrecedor, acontece o mesmo comigo, se o ar condionado passar a noite ligado na potência mais forte, ou mesmo o ventilador passar a noite jogando vento direto no rosto, no dia seguinte a sensação de olho seco é quase fatal, mas nada que um lacrima plus não resolva.(na verdade nem precisa fazer nada, em alguns minutos acordado a sensação some)

  27. ana disse:

    fiz a cirurgia de astgmatismo, tinha 2.00 grau, e quando fiz a cirurgia foi otimo não sentir nada foi maravilhoso, sair da sala de cirurgia enchergando perfeitamente de acordo com passar dia a dia começou ficar um pouco meio embaçado já está fazendo 11 dias mas estou fazendo acompanhamento com o meu medico oftamologista ele disse que é normal, mas no fundinho bate aquele medo.

  28. Clarissa disse:

    Muito bom achar esse relato! Tinha 4 graus de miopia em ambos os olhos. No meu caso o mais indicado foi o PRK personalizado ( córna fina). Minha médica operou um de cada vez, até que segurei bem a onda do pós operatório. o engraçado é que o olho esquerdo ( que operei por último, há 1 semana) está bem melhor que o direito que operei há quinze dias! Tô na fase do desespero de achar que meu olho direito não vai ficar bom! Muito reconfortante ler os relatos. Boa a sorte na recuperação de toodos vocês!

  29. Maria Elvira disse:

    Olá!Operei em 04/03 PRK 02 olhos 08graus de miopia e estou desesperada! A visão é MUITO embaçada, não consigo ler placas de trânsito, e computador então…muito embaçado mesmo….lendo os relatos só me resta ter muita paciência e esperar né….o medo é grande embora meu oftalmo disse q a cirurgia foi um sucesso…..

    Abraços a todos!

  30. Tati disse:

    Fiz a cirurgia PRK no olho direito dia 19/03, ainda estou um pouco desesperada com esse embaçamento, mas mesmo assim amanhã estarei fazendo no olho direito. Os relatos me deram mais coragem confesso, rs. Mas esse medo é normal, afinal a recuperação é lenta. Boa sorte a todos!!!

  31. Priscila disse:

    Caracas, muito legal ler tudo isso, eu passei pela cirurgia há 3 meses exatamente, a lendo os seus relatos relembro-me de como também pensava exatamente igual a você, que não tinha zerado, que a cirurgia nao ia servir de nada, que nunca passava o pós opertório, e o mais engraçado é que de um dia pra outro vc começa enxergar tudo perfeitamente!!
    Para os que podem, indico um milhão de vezes é muito bom não depender de óculos, meu grau era – 6,50 OE e -7,00 OD, hoje só tenho 0,50 de astigmatismo OD que não me faz nenhuma diferença!!
    Nem me lembro mais como era usar óculos!!!!!
    E viva a tecnologia!!!

  32. Cristiano Tenório disse:

    Fiz a PRK personalizada (aqui em Recife me cobraram 4 mil por olho fora os exames, achei algumas pessoas falando em 1500, acho que me exploraram rsrsrs) tinha 6,5 OE e 6,0 OD de astigmatismo e passado 6 meses ainda me restaram 2,5 OE e 2,0 OD. Fiz novamente um retoque há 5 dias nos dois olhos e estou aguardando o resultado morrendo de medo. Ótimo o relato do blog parabéns, é de muita ajuda pra quem fica naquela angustia pelo resultado da cirurgia!

    Boa sorte para nós todos.

  33. Renata Reina disse:

    Fiz minha citurgia há exatos 13 dias e confesso que estou enxergando péssimo. Peguei uma dispensa médica de 10 dias, mas agora precisei voltar a dirigir para trabalhar. Nessa história quase detono o carro pqe caí num buracão q não enxerguei ao voltar p casa do trabalho.
    Espero que melhore mesmo, pois tenho a sensação que saí de 7 de miopia p uns 3 ou 4 graus, e pior que nem dá p usar óculos.
    Por sinal fiz minha cirurgia PRK comum mesmo, nem sabia q existia procedimento personalizado p essa cirurgia.

  34. ana flavia disse:

    Oi! gostaria de saber se alguém conseguiu dirigir após a cirurgia prk, ou após tirar a lente de proteção…

  35. Cristianne T. Duarte disse:

    Oi pessoal adorei ler os depoimentos de todos porque nos sentimos por alguns momentos arrependidos e até desesperados.
    Moro em Bsb fiz minha cirurgia de PRK personalizada há 7 dias, meu plano cobriu uma parte e paguei a diferença R$1700,00. Tinha miopia 8,0 OE e 7,5 OD e 0,5 de astigmatismo nos dois olhos. Já havia feito uma fotocoagulação na retina há 2 anos devido a uma degeneração latice.
    No primeiro dia de pós operatório senti muita ardência, lacrimejamento e fotofobia (usei tylex de 6/6h e diazepam para dormir à noite) reduzi as luzes da TV, PC e celular e usava óculos escuro até a noite. Com o passar dos dias a dor e fotofobia foram melhorando mas a minha visão ainda está muito embaçada, difícil pra ler principalmente. Hoje retirei as lentes protetoras e para minha surpresa a visão ficou um pouco mais embaçada, mesmo assim voltei dirigindo e amanhã retorno ao trabalho. Fiquei triste ao chegar em casa e achei o blog com o relato de vcs. Muito obrigada a todos estou mais aliviada agora.

    • Gláucia Cristina Barros da Silva disse:

      Oi Cristiane T. Duarte,

      Estou pensando em fazer tb a cirurgia PRK ( pois tenho a córnea fina) e 4,75OE e 3,75OD, moro em Brasília tb e gostaria de saber onde vc fez a sua, estou na dúvida entre a Medicina da Visão ou o Oftalmed, ambos na Asa Sul. Estou muito preocupada pq tenho olho seco.

      Grata
      Gláucia

  36. Sávio Henrique disse:

    Gostei muito de ler o relatório do blog. Parabéns ao autor.
    Gostaria de solucionar uma dúvida.
    Fiz a prk há seis dias e retirei a lente há dois dias. Sinto certo ardor no olho, como se estivesse seco, tendo necessidade de piscar o olho a todo instante. O problema é que o médico disso que somente usarei o colírio de lágrima artificial daqui 30 dias. Esse incomodo (além do embaçamento) após a retirada da lente é normal? Será que é bom consultar o médico novamente quanto a este detalhe?
    Desde já, obrigado!

  37. Daniel Fernandes disse:

    Depois de ler todos esses relatos também gostaria de contar minha “peregrinação”. Sou de Manaus e a 2 anos atrás fiz LASIK nos dois olhos, tinha miopia de 3,75 OE e 3,5 OD. Na época fiz o LASIK comum, pois a personalizada ainda não estava habilitada na máquina (era necessário que tivessem sido feitas 100 cirurgias para que se habilitasse a personalizada
    na máquina da Bausch & Lomb). Minha médica havia dito que não faria diferença a personalizada para mim, então eu aceitei fazer a cirurgia “plana”. No olho direito ocorreu tudo normal, entretanto no esquerdo houve uma complicação na recolocação do flap, sendo que minha visão ficou muito ruim nesse olho. Após meses indo ao médico, houveram melhoras, mas no final, a visão estabilizou com quase 1,5º de astigmatismo e 0,5º de hipermetropia, os quais eu não tinha anteriormente (a miopia, ironicamente, zerou). Foi recomendado que eu fizesse um PRK sobre o Lasik anterior. Então, no dia 19 de fevereiro de 2009 fui a Brasília fazer o PRK Personalizado. Tecnicamente a cirurgia foi perfeita e os sintomas de visão ruim no pós-operatório são os mesmos já relatados nos outros comentários, o que é normal. Hoje, 51 dias depois da cirurgia, minha visão ainda não está 100%, a nitidez está boa, e percebo melhoras em relação a minha situação pós-LASIK anterior, entretanto tenho um sério problema de visão dupla, é como se houvessem “fantasmas de imagem”, isso incomoda principalmente para ler. Essa visão dupla tem melhorado de forma muito lenta. Ainda estou na expectativa de
    que após 3 meses esse quadro melhore bastante. Queria enfatizar também (do ponto de vista de Paciente) que a cirurgia personalizada fez diferença. Atualmente, o OE com PRK Personalizado sobre Lasik anterior e ED com Lasik Plano, a nitidez da minha visão noturna com luzes artificiais (fluorescente, principalmente) é muito melhor no OE (o da personalizada). As luzes não “espalham” como ocorre no OD. Se pudesse, eu voltaria no tempo e teria feito a personalizada em ambos. Quando completar 3 meses volto aqui para informar o estado de minha visão. Espero ter contribuído para enriquecer as experiências aqui trocadas.
    Abraços a todos.

    • Aureane Sales disse:

      Olá. Fiz Lasik em ambos os olhos há 18 dias. O direito ficou excelente, mas o esquerdo está com visão borrada e fantasmas, principalmente nas letras. O médico diz que vai ficar bom como o outro, mas estou preocupada. Alguém que ficou assim melhorou de vez? Depois de quanto tempo? Agradeço desde já pr qualquer ajuda.

      • Norberto Fischer disse:

        Aureane,
        parece ser o problema de visão dupla o grande dilema.

        Vc se recuperou?

        Estou com o mesmo problema, mas para longe.

  38. Sávio Henrique disse:

    Rapaz (Daniel Fernandes), você falou tudo! Essa visão dupla é um saco, principalmente para ler, e principalmente para quem está estudando pra concurso público e fica 8 horas por dia lendo. Vou te contar… não é fácil…

  39. Silvana disse:

    Oi! Meu nome é Silvana, moro em Gravataí/RS (região metropotlitana de Porto Alegre) , tenho 43 anos e acabo de realizar um grande sonho, a cirugia para correção de grau. Fiz PRK, nos dias 01/04 e 15/04/2009; primeiramente no OD, com 5,0 e 15 dias depois no OE, com 4,25, ambos com miopia. .
    O pós operatório é foi algo para o qual não estava preparada e, posso dizer, que ler o relato deste site e os depoimentos de todos voces tem me ajudado bastante a compreender o processo de recuperação e a ter paciência para esperar…
    É lento, infnitamente mais lento do que eu poderia supor o processo de recuperação. O OD, 17 dias após o PRK, tem nitidez para as imagens e letras grandes, mas com agravamento para a compreensão das letras pequenas ou médias. As letras tem uma boa textura mas ficam sobrepostas, duplas e este “acavalamento” impede a leitura. Neste momento faço uso do computador com o zoom tão ampliado que resulta em letras gigantes. De outra forma não conseguiria ler e nem escrever… Quanto ao OE, não posso dizer muito, visto que meu 2º dia de cirurgia. Creio que graças a minha experiência anterior com o OD estou alimentando uma expectativa menor e isso tem tornado o pós menos angustiante e aflitivo… Está sendo mais fácil passar pela segunda cirurgia. Agradeço a todos vocês que postaram aqui seus depoimntos e, especialmente à pessoa responsável por este site, que relatou em detalhes a sua esperiência.
    Os primeiros dias são mesmo dificeis: ardor, lacrimejamento, visão embaçada, letras duplas… Pelo que pude ler, este é o relato de todos os que passaram por esta cirurgia e comigo, não está sendo diferente.
    Mais uma vez, obrigada pelos relatos

    • KELEN disse:

      OI SILVANA GOSTARIA DE SABER ONDE VC FEZ SUA CIRURGIA E SE VC SE RECUPERO BEM,POIS ESTOU PRETENDO FAZER,AGUARDO RESPOSTA.SOU DE SAPUCAIA

  40. ariana disse:

    ola pessoal
    Gostei muito dos comentarios…fiz a prk personalizada ano passado em junho..eu tinha miopia (2,0) e astigmatismo (4,75)…moro em RO e fui fazer em goiania (pg aproximadamente 5.500 c/ exames) o pos operatorio é isso mesmo relatado aqui…como voltei pra minha cidade depois d um mes, ainda nao pude voltar ao mesmo medico que fez a cirurgia…fiz exames aqui na minha cidade e conforme o medico ZEROU tudo…só que ainda sinto um certo desconforto, tipo as vezes sinto a vista turva, e certa ardencia, fui ao oftalmo e diz ta tudo certo…tenho certos medos…as vezes penso que os graus podem voltar! isso me incomoda muito…penso que investi num sonho “ficar livre dos oculos” e que esse investimento nao vai demorrar muito…nao sei se tem casos d pessoas voltarem apos essa cirurgia a usar oculos ( os graus voltarem)…sei lá sao duvidas que os medicos nao falam e eu nao li nada a respeito…bem de qualquer forma tou bem melhor/muito melhor do que antes da cirurgia…realmente foi otimo ler os relatos aqui!!!

    • Gerson disse:

      Realizei a cirurgia de PRK também mais precisamente em 17/04/09, hoje estão fazendo 24 dias pós operatório e como os demais também estou passando pelos mesmos sintómas. Só gostaria de um esclarecimento de quem está ou já passou pelos 60 dias pós operatório, pois, tenho um exame de admissão de um concurso público a ser realizado dia 19/06/09 e estou preocupado se irei conseguir visualizar as letras. Diante disso gostaria de saber se com esse prazo de 60 dias já estarei 100% ou se realmente tal recuperação requer mesmo 120 dias?.
      Abraços

  41. Marcelo disse:

    Faz 15 dias que fiz o LASIK e as “reclamações” são as mesmas do PRK. De miopia passei a ter hipermetropia. E eu que gosto de ver insetos beeemmm de perto. A recuperação está sendo lenta e deformadesigual nos dois olhos o que me faz perder um pouco a noção de profundidade e às vezes de deixa com vertigens. Agora o que estou mais preocupado é com a visão noturna. Hoje quase atropelo um ciclista. Agora é ter paciência.
    Valeu!!! Foi muito bom ler um relato de alguém que já passou por esse desespero e hoje está muito satisfeito.
    Abraços

  42. Max disse:

    Olá companheiros de aflição, kkkk

    Bom minha historia começou bem antes da cirurgia, eu moro no RJ ha pouco tempo então pedi indicação de uma amiga para encontrar um bom profissional que pudesse fazer a minha cirurgia. Essa minha amiga indicou um cara e eu fui até lá fiz todos os exames e deu tudo certo, ele me sugeriu a Lasik. Possuo miopia de 4,5 em ambos os olhos e tenho 31 anos. Ai marquei a cirurgia, eu ia fazer as duas vistas de uma vez. tive que pedir licença para faltar ao trabalho no dia posterior porque ele disse que só precisaria faltar um dia. Estava tudo agendado no meu trabalho e com meus amigos para me acompanharem quando na véspera me ligaram da clinica dizendo que o equipamento quebrou! Fiquei cabreiro mas como havia sido uma indicação de uma amiga que teoricamente conhecia do assunto eu remarquei a cirurgia, novamente pedi licença no trabalho e mobilizei meus amigos, cheguei ate a clinica no horário pré estabelecido e quando já estava na ante sala de cirurgia aguardando minha vez me saiu o médico de dentro da sala de cirurgia dizendo que o equipamento havia quebrado novamente enquanto ele fazia a cirurgia na mulher que entrou antes de mim!! Caramba eu fiquei atônito! Não sabia se ria ou chorava! Eu fui falar com o médico pra saber o que havia acontecido e ele sinicamente me disse “é o equipamento quebrou, não temos culpa!” e ainda teve a coragem de confessar que sabia que o equipamento estava com problemas e que poderia não conseguir terminar o procedimento que iniciou na paciente, ele disse “o equipamento vinha falhando mas eu tentei ver se conseguia pelo menos terminar o dessa paciente” e poucos minutos antes ele veio falar comigo para confirmar se eu iria mesmo fazer as duas vistas de uma vez, e eu inocentemente disse que sim!
    Depois disso eu desisti de fazer minha cirurgia com esse profissional. Procurei referências no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refratária (http://www.catarata-refrativa.com.br) e encontrei outro médico. Fui até a clinica e consultei o médico, ele pediu alguns exames que o meu plano de saúde não cobria mas eu resolvi pagar do meu bolso porque acho que vale a pena se for pra ter uma segurança a mais. A clinica é muito diferente da primeira, o padrão de atendimento e organização são impecáveis. O médico me recomendou a PRK pois meu grau é pouco eu fiquei meio cabreiro porque eu achava que o PRK já estava ultrapassado, mas ai eu pesquisei na net e vi que ainda é muito utilizado então fiquei tranqüilo. O médico evitava muito falar sobre o resultado da minha cirurgia, dizia sempre que iria reduzir a minha dependência do uso do óculos, eu achava estranho mas entendi que ele estava me preparando para o caso de restar um grau residual após a minha cirurgia. Marquei a cirurgia para apenas uma vista e no dia deu tudo certo. Não doeu nada e só senti mesmo o cheiro de queimado na hora em que aplicaram o laser. A recuperação também não vem apresentando problemas, estou utilizando os colírios como prescrito. Porém, minha vista esta meio embassada e não consigo ler. Eu estava ficando muito preocupado porque não conseguia perceber melhora na minha vista (estou no sexto dia de recuperação) e foi muito bom acompanhar o relato de vocês aqui nesse blog, com certeza me tranqüilizou bastante. Ontem mesmo eu tive até pesadelo pegando uma briga com o médico e ameaçando entrar na justiça, Procom , conselho de ética, SBCR, etc. se ele não fizesse outra cirurgia pra reparar a primeira que eu já estava considerando como mal sucedida. Amanha eu vou retirar a lente que colocaram e fazer uma revisão, mas já vou com o espírito mais tranqüilo. Obrigado a todos e boa cirurgia e recuperação a todos.

  43. Micheli disse:

    Fiz a cirurgia PRK no dia 27 /05 em Arararaquara/ SP, tinha 3 graus de astigmatismo, me deu um medo estranho após a cirurgia, todas os relatos são veridicos, o embaçamento, a visão perde o foco, faz 25 dias e ainda não enxergo bem as letras no pc e nos livros, como sou professora preciso ler muito, está complicado !
    Ontem retornei ao médico, ele me disse que a recuperação é lenta mesmo, chorei muito quando voltei, pois queria estar enxergando perfeitamente e ainda por cima a pressão do meu olho estava muito alta, agora estou usando colírio para abaixar a pressão que normalmente é 12 e ontem estava 20, bate aquela insegurança,tristeza, medo de ter passado por tudo em vão.
    Rezo todos os dias para que realmente daqui 3 meses tudo esteja na mais perfeita ordem, quero dizer minha visão 100%.
    Foi bom ler todos os relatos , me deu esperança de num futuro próximo estar bem, recuperada e feliz.

  44. Ricardo Ferreira da Silva disse:

    Olá,

    Gostaria de saber do autos do site ou das pessoas que fizeram a cirurgia, como ficou a visão noturna de vocês … se com o tempo melhorou, se os halos e glares realmente diminuem ou somem completamente depois de um tempo, fazem 2 meses que fiz a minha cirurgia e ainda vejo esses halos e glares.

    Grato,

  45. maristela Cruvinel disse:

    Também fiz!

  46. maristela Cruvinel disse:

    Como ia dizendo gente, também fiz a cirurgia a laser tipo PRK dia 23/07/09 em Goiânia. Hoje está com 13 dias que operei e olha gente não é fácil. Acho que eu não estava preparada para fazer, pois a recuperação é muito lenta e exige muita, muita, muiiiiiiiittttttttttaaaaaaaaa paciência. Estou vendo meio embassado e as letras ficam com sombras e não consigo ler. Estou usando o computador mas com muita dificuldade. Ainda não consegui dirigir e sou professora, estou quase ficando maluca. Já chorei, chorei muito, porque ler e escrever são minhas ferramentas de trabalho e isso tem me feito a maior falta. As coisas ainda se complicaram um pouco porque tenho ansiedade generalizada e com isso, fico agoniada querendo ver logo. Não é fácil e quem for enfrentar essa cirurgia, fique ciente que é preciso ter muita calma. Os comentários deixados aqui anteriormente me ajudaram muito, pois li que a maioria ficou satisfeita com a cirurgia. Eu enxergo bem melhor hoje, claro que sim, mas queria estar bem para poder curtir minhas férias. O médico me diz que não sabe quanto tempo vai levar pra eu ficar boa, pode ser amanha ou até ano, isso me enlouqueceu. Tinha 9graus de miopia em cada olho e no momento, me sinto angustiada, triste e choro muito. Prometo a vocês que assim que eu estiver vendo com nitidez, volto aqui e posto. Um depoimento citado acima me animou muito, foi de um rapaz que disse que dormiu num dia e no outro acordou enxergando tudo limpinho. No momento, sonho com esse dia e rezo muito para Santa Luzia e Santa Terezinha. Rezem por mim! Se alguém tiver passado pelo que passei, deixe comentários, eles ajudam muito a gente nessa hora!Um forte abraço.

    aristela Cruvinel- Rio Verde Goiás.

  47. Denise Boleta disse:

    Agradeço muitíssimo à todos os comentários e principalmente o primeiro, me identifiquei muito rs…
    Estou no 52º dia do PRK e gostaria de avisar a quem ainda não a fez: é difícil. O médico avisou que a recuperação seria lenta mas “esqueceu” de avisar que ela seria extremamente lenta e desagradável!! Me organizei para uma semana de recesso (sou autônoma) mas meus compromissos e o trabalho estão atrasados já tem mais de um mês. É difícil para ler, dirigir, estudar, ver tv, usar o PC, trabalhar, até para sair e me divertir… A minha qualidade de vida caiu drasticamente. Com a decepção e a vida atrasada (ou parada) caiu minha resistência e fiquei gripada por 20 dias e agora estou com dor de estômago devido à ansiedade. Nossa q fase!!!!
    Ainda não voltei a trabalhar com 100% de empenho, a visão ainda está embaçada e dupla. Percebi que de óculos escuros até em ambientes fechados, a visão fica um pouco melhor ao longo do dia. Agora é ter paciência, muuuuuita paciência e esperar o sucesso!

  48. elza disse:

    olá ,

    Fiz a primeira cirurgia em 1998, ou seja a 11 anos anos atrás, acontece que a miopia voltou,
    1.5 no OE e 1,75 no OD, o médico me recomendou o retoque apenas no direito, ou seja sugeriu a MONOVISÃO , pois se fizesse os dois provavelmente, eu teria que usar óculos para perto. Bem, decidi operar, mas estou aflita, porque hoje está com 07 dias que fiz o retoque com PRK e minha visão está péssima, estou enxergando muito menos , o pior é que agora não enxergo nem de longe nem de perto com esse olho. alguem já viveu experiencia semelhante?

  49. Luciana disse:

    Fiz cirurgia prk no dia 01.06.09 para corrigir 5 graus de miopia nos dois olhos. Minha visão só ficou perfeita no 48º dia após a cirurgia, quando passei a enxergar muito bem de longe sem a “visão dupla” que me acompanhou por muitas semanas. O resultado foi totalmente satisfatório, porém tive que ter muita paciência, pois a recuperação é bem lenta e traz muita angústia. Mas com o tempo a visão foi se ajustando e somente depois dos 50 primeiros dias após a cirurgia é que pude alcançar uma visão perfeita. E quando esse momento chegou até me esqueci do quanto foi “difícil” todo o processo de recuperação, pois a felicidade é enorme. Hoje digo que todo esse “sacrifício” valeu a pena. Por isso recomendo paciência… muita paciência, pois o resultado vem com o tempo (que demora a passar) e, portanto, a ansiedade nestes casos só atrapalha. Boa sorte a todos!!!

  50. Anderson disse:

    Vi muitos relatos e me identifiquei muito com os ultimos. Hoje estou com 54 dias da cirurgia e muita angustia. Minha visão nao esta 100%, o olho que parecia estar 100% parece que deu ate uma piorada. Ainda hoje a visão dupla me acompanha, ms acredito que tenhamos mesmo que esperar. A recuperação varia de pessoa para pessoa mesmo.

  51. Carolina disse:

    Valeu mesmo pelo relato! Estou aqui pensando que se eu o tivesse lido antes da cirurgia, teria optado pelo Lasik.. mas, agora estou aqui no meu 8º dia de PO.. as aulas da faculdade comecaram, fico com dor de cabeça ao forçar a visao para ler… mas, pelo menos, saber que o problema nao e só comigo, é muio confortador.. esou ansiosa para passar esses dias mais chatos..
    Enfim, muito obrigada pelos comentários!

  52. Cristianne T. Duarte disse:

    Oi pessoal, estou escrevendo novamente após 4 meses da cirurgia para dizer que todo sofrimento do pós-operatório valeu a pena. Estou livre dos óculos, meu grau zerou e minha visão está ainda melhor do que com as lentes de contato antes da cirurgia. Fiz a cirurgia personalizada e recomendo para quem estiver em dúvida porque minha visão noturna, na chuva e na neblina é excelente. Minha visão só ficou “decente” após 2 meses da cirurgia. Uma boa recuperação a todos, não se desanimem!!

  53. B. Vidotti disse:

    Ufa… ainda bem que achei estes comentários… já tava ficando “P” da vida já, excelente esta ideia de comentar esta situação aqui…
    fiz o PRK personalizado ( R$: 3150,00, os dois olhos, mais um exame de R$: 375, 00 que o plano nao cobre ) estou com 15 dias de cirurgia e a minha visao ainda tá um samba de crioulo doido… uma hora um olho tá bom … outra hora piora… , uma hora está esbranquissado… vamos ver no que dá… depois eu volto aqui e comento mais… força todos aos meus amigos “mancos de olhos aqui ” rs…

  54. Eduardo disse:

    Hoje faz 19 dias de PRK personalizado e já consigo ver filmes legendados, não tenho boa visão no computador ( fico enjoado se ficar lendo muito ) mas o que me incomoda bastante é a visão dupla. Não sabia que teria de esperar 60 dias para perceber uma melhora significativa.

  55. Eduardo disse:

    Estou agora com 26 dias e a visão dupla ainda me pertuba. Quando esse sofrimento vai acabar?

  56. ocimar disse:

    amigos de sofrimento que parece não ter fim, ao ler todos esses depoimentos tive crise de gargalhadas, por estar passando pelo mesmo martírio,fiz a PRK no dia 09/09/09 fazem 14 dias de cirurgia minha visão ainda está uma b…………, estou vendo muitos fantasmas ao redor de lampadas e farois, a seta de automoveis parece uma fogueira enorme. Enfim, muito obrigado pelos relatos estou com muitas esperanças, abraço a todos.

  57. Juliane disse:

    olá.. bacana os depoimentes..
    realizei a minha ha 36 meses.. não é nada facil fiquei tão preocupada com a cirurgia que me esqueci do pós operatorio….
    o seguedo é ter mui,mui,muitaaa pacienciaaaaa
    porque a recuperação é complicada exige muitos cuidados, além de ser demoradaaaaa

    ainda enchergo embaçado e tenho dor nos olhos mas sei que isso é normal….

    paciencia, paciencia, paciencia…….

  58. Cristiano disse:

    Olá pessoal,
    Estou com 22 dias de PRK e é isso mesmo que o povo relatou … variação de qualidade da visão durante o dia, visão embaçada, efeitos especiais nas luzes, imagem dupla… Mas sinto uma melhora diária. O oftalmo disse que está tudo normal e que esses efeitos vão desaparecer com o tempo.
    Agora está meio chato ler no computador, mas está melhor do que ontem e assim vai …
    E eu que tinha achado engraçado o oftalmo me dizer que ao sair da cirurgia eu iria enxergar razoavelmente bem, mas que iria piorar com o tempo, tudo culpa do epitélio crescendo em cima da córnea, pra começar a ficar razoável lá com 1 mês de cirurgia.
    Um vizinho aqui fez PRK no início do ano e disse que demorou uns 6 meses pra “esquecer” totalmente o olho, mas que depois é só alegria.
    Boa sorte e paciência aos companheiros de olho raspado :)

  59. Rodrigo Barros disse:

    Olá pessoal,

    Como bom consumidor já estive em 2 médicos para ter opniões distintas sobre meu caso(aparentemente simples) de miopia, 1,75 OD e 2,00 OE.
    Infelizmente ou felizmente cada um me recomendou um tipo de cirurgia, Lasik no primeiro, usando a palavra “filé” para descrever o meu caso, e PRK no segundo, me dizendo que no meu caso como o grau é baixo essa seria a melhor escolha…
    Resultado, estou mais perdido do que cego em tiroteio e muito mais propenso a fazer a Lasik , depois de ler todos estes relatos feitos por quem já passou pela cirurgia.
    Detalhe, o computador é minha ferramenta de trabalho e seria muito difícil ficar 3 meses sem conseguir enxergar direito o monitor ou até mesmo ler….
    Neste momento, estou pensando em procurar uma terceira opinião para tirar a prova dos 3, mas gostaria de saber se alguém teve experiência parecida com a minha.

    Abs,

    Rodrigo

    • Lucila disse:

      Rodrigo,
      Li seu relato e tive a mesma dúvida que vc. O computador também é minha ferramenta de trabalho. Como tenho tendência à formação de quelóides, fiquei com medo de, após a cirurgia, aparecer uma haise. Não sei na sua cidade, mas em Campinas, passei por vários oftalmos e cada um era favorável à uma técnica. Três coisas me convenceram pelo PRK: encontrei uma oftalmo que fez a cirurgia pelo convênio (aqui, a maioria cobra o valor de 3 mil reais por uma cirurgia que meu plano de saúde dá cobertura total); que o Lasik dá muito mais complicações e chances de insucesso do que o PRK e a chance de ter uma haise é mínima. Estou há 32 dias do pós-operatório, sem sinal de haise! Ainda com a visão distorcida e com hipermetropia no olho direito, mas a fotofobia passou há 5 dias atrás e está mais confortável para ler o monitor (do 8º dia até o 15º usei a ferramenta de acessibilidade p/ deficientes visuais do Windows). Foi difícil no começo, mas está valendo a pena. Se quiser tirar dúvidas, entre em contato com a Dra. Elvira de Abreu, do Hospital Penido Burnier. Foi ela quem me operou e, há 10 anos atrás, operou minha irmã (também por PRK). Qualquer que seja a sua escolha, boa sorte!

    • Vagner disse:

      Para Rodrigo Barros:

      Esqueca de cirurgia… vc poder’a ficar com grau invertido (Hipermetropia) e nao quer dizer que ficara 100%. Fiz PRK no meu OD e fiquei hipermetrope. Vejam o site http://www.lasikdisaster.com

  60. Mari-SP disse:

    Há seis dias fiz PTK personalizada no olho esquerdo. Senti muita dor durante a cirurgia e nas doze horas seguintes. Hoje tirei a lente curativa e marquei para amanha a cirurgia no olho direito. Mas, quando cheguei e li os depoimentos contidos neste blog, desisti. Como minha visão está muito ruim no olho operado e, pelo que li, ela deve melhorar lentamente, vou esperar mais um tempo e continuar usando lente de contato. Sou corretora de provas de concurso e imagino o quando poderia ser prejudicada se não tivesse lido tudo isso, lendo as provas digitalizadas. Obrigada a todos.

  61. Maria-SBC disse:

    Olá,
    Há seis dias fiz PTK personalizada no olho esquerdo. Senti muita dor durante a cirurgia e nas doze horas seguintes. Hoje tirei a lente curativa e marquei para amanha a cirurgia no olho direito. Mas, quando cheguei e li os depoimentos contidos neste blog, desisti. Como minha visão está muito ruim no olho operado e, pelo que li, ela deve melhorar lentamente, vou esperar mais um tempo e continuar usando lente de contato. Sou corretora de provas de concurso e imagino o quando poderia ser prejudicada se não tivesse lido tudo isso, lendo as provas digitalizadas. Obrigada a todos.

  62. Lu disse:

    Fiz minha cirurgia no dia 1° de junho deste ano e depois de 48 (longos) dias, minha visão ficou perfeita. Eu tinha 5 graus de miopia em cada olho.
    Hoje em dia nem me lembro mais do sofrimento que passei, pela longa espera que, por vezes, parece não ter fim.
    Aos que fizeram cirurgia há pouco tempo e aos que pretendem fazer, aconselho que tenham paciência, pois após o resultado final (com a visão corrigida) nos faz esquecer todo esse processo pós-cirúrgico.
    Hoje em dia, passados 4 meses da cirugia, nem me lembro de tudo o q passei…
    Vale muito a pena todo o sacrifício.
    As fases de visão dupla e astigmatismo são normais… Isso faz parte da recuperação do olho(remodelagem da córnea), até que a visão se torne perfeita. E daí por diante, é só felicidade!!!
    Não desistam!! Vale a pena!!

  63. Flávio disse:

    Nossa !!!!

    Fiz o PRK fazem 7 dias hoje no olho direito 7.5.
    Me sinto igual ao Mr. Magoo, tudo ta com uma nevoa, de longe num vejo nada de perto tão pouco. Já retirei a lente e segundo meu médico em 5 a 7 dias eu começaria a ter resultado. Hoje estou no 7º dia e não vi nenhuma melhora. Porém como os muitos ( muitos mesmo ) depoimentos é preciso ter paciência. Confosso que fiquei muito preocupado, pois vários amigos e familiares criaram uma espectativa em relação ao resultado. E todos os dias alguém pergunta como está. As vezes é frustante dizer que AINDA não está bom, mas com paciência vai ficar ótimo e daqui algum tempo postarei ótimos resultados aqui.

    Obrigado a todos !!!!

  64. Rodrigo disse:

    Fiz a PRK personalizada a exatamente 7 dias. +- R$5000,00 tudo. Minha visão está embassadamas não posso dizer que esteja tão ruim. Posso dirigir, assistir filmes, apenas a letra pequena do computador força um pouco. Se continuar progredindo desta forma sei que semana que vem não estará 100% mas bastante aceitável.
    Pra quem vai fazer:

    O equipamento faz diferença, existem exames que indicam se a personalizada fará tanta diferença ou não. Existem outras diferenças também. Na dúvida, se tiver $$, faça a personalizada sem pensar, seus olhos são pro resto da vida.
    A recuperação e qualidade depende muito dos cuidados pós operatórios.
    Nos primeiros dias vai precisar de um apoio, de alguém.
    Boa sorte, não me arrependo de ter feito.

    Mas a fotofobia nos primeiros 3 dias é de matar !!!

    http://www.ladarvision4000.com.br/cirurgia.asp

  65. Maria-SBC disse:

    Miopia D 8,25 – E 9,00
    Conforme havia dito. Resolvi esperar mais um tempo e esperar a visão do primeiro olho ficar razoável para depois operar o outro. Graças a vocês, tomarei esse cuidado, pois como corretora de provas de concursos, não posso ficar sem enxergar direito.
    Fiz a cirurgia personalizada e meu convênio pagou todo (exames, cirurgia de R$ 4,000,00 e consultas). Minha oftalmologista me deu todos os colírios.
    Senti dor e fotofobia apenas nas doze horas posteriores à cirurgia. Posso dizer que hoje, 11 dias depois da cirurgia, ler textos no computador ainda é bastante difícil; ainda bem que o outro olho com lente de contato me ajuda neste longo processo de recuperação.
    Abraços a todos

  66. Maria-SBC disse:

    Desculpem-me pelos erros… digitei rápido e não reli antes de enviar.

  67. ocimar disse:

    Estou com 27 dias que fiz a cirurgia de PRK, não gosto de falar este nome pois a minha visão ainda não está boa, tenho retorno no médico hoje inclusive antecipado, após comentar a minha insatisfação com o resultado por intermédio do SAC. Aumentaram os fantasmas em torno de luzes, principalmente a noite, espero voltar com boas noticias deste retorno pois está prejudicando minha vida profissional, fiquei 3 semanas sem trabalhar e agora só algumas horas por não conseguir retornar a noite devido ao incomodo das luzes . Não é fácil, estou torcendo por um final feliz.
    Abraços a todos os envolvidos.

  68. ALMIR VITOR disse:

    Estou impressionado pelas minúcias apresentadas em relação ao pós operatório com a técnica PRK, certamente me foi muito útil. Pois nos dias consecutivos à cirurgia surgem vários temores e dúvidas. O pior de todos os medos está relacionado ao pensamento de ter feito algo inútil ou prejudicial à visão. Estou no décimo quarto dia e sei que minha visão irá melhorar muito. Obrigado pelo precioso relato.

  69. Maria-SBC disse:

    Hoje, 21 dias depois da cirurgia feita no primeiro olho, vou fazer no segundo. Ontem já estava sem lente de contato e dei uma palestra para mais de 100 pessoas, lendo os slides projetados no data show apenas com a visão do olho operado, pois o outro, com 8,25 graus não me ajuda em nada.
    Fiz a PRK excimer laser, uma vez que os resultados dos exames me impediram de fazer lasik, pois a superfície da minha córnea é muito fina e no lasik uma fina camada de córnea é removida para a ação do laser. No PRK não há corte e sim raspagem, que dói muito.
    Ainda bem que conheço há anos uma médica que também é oftalmo e confio nela, pois alguns “profissionais” tentaram me convencer a fazer a cirurgia pelo método lasik, que é mais rentável à clínica. Se tivesse feito, está história poderia ter sido trágica.

  70. Maria-SBC disse:

    Minha dica aos que ainda não fizeram a cirurgia: Façam em um olho de cada vez.
    Tomei essa decisão depois que li os relatos sobre a lenta recuperação. Hoje, 21 dias depois da primeira cirurgia, a visão do olho operado está em 90% de dia e 80% à noite. Posso trabalhar no computador sem problemas.

  71. Ricardo disse:

    Estou passando exatamente por essa epopeia que vc comentou e, sem duvida, estou preocupado.
    Ler o seu relato, me deixou ao mesmo tempo tenso (pois talvez só depois de 50 dias é que vou ver o resultado positivo), mas também aliviado, ja que nao é só comigo.
    Um abraço

  72. Flávio disse:

    Hoje faz 1 mês de cirugia no olho direito.
    Neste meio tempo foi cheio de altos e baixos.
    A visão oscilou muito, tem dia que está razoável, tem dia que fica uma droga. A claridade continua a incomodar as vezes. A visão de média e longe está uns oscilando entre 60% e 70%, nada muito bom por enquando. Pra perto ta uma droga, ler no computador é quase impossivel.

    Neste meio tempo o olho incomodou bastante, alguns dias estava bom e não incomodava, em outros de uma hora pra outra ficava bem irritado e as vezes e até doia bastante. Nessas horas eu pingava os colírios que continuo usando por recomendação do médico e ficava quieto no canto com os olhos fechados ( ajuda muito).

    Voltei ontem no oftalmo e ela disse que não está totalmente cicatrizado por isso o incômodo. Confesso que de certa forma abusei de algumas coisas, mas nada demais, afinal eu preciso trabalhar e não tenho como ficar 1 mês de molho em casa.

    Segundo ela este olho vai ficar ótimo, é só ter paciência. Essa tal paciência é o mais chato, pois demanda tempo e a gente as vezes não tem.

    Vou operar o outro olho só no próximo mês.
    Dica se for fazer PRK programesse muito bem, se possível faça um olho por vez. Por experiência própria você vai ficar 1 mês inapto pra fazer um monte de coisa com o olho operado.

  73. Lu disse:

    Também fiz a PRK há 32 dias. Ainda não me sinto confiante para dirigir, pois a visão ainda está distorcida e à noite fico com uma cegueria noturna terrível. Tinha 6.5 de miopia e 2.5 de astigmantismo em ambos os olhos. Apesar a médica informar todos os sintomas que iria ter, é bem mais aceitável após ler os relatos de todos vocês. No início, trabalhar foi complicado pois uso o computador constantemente. Assistir às aulas em Power Point então…. Não tenho fotofobia há 1 semana, mas ainda tenho a sensação de areia no olho direito que está com 2.5 de hipermetropia contra 0,5 no esquerdo (razão pela qual a médica disse que minha visão está distorcida). Uma dúvida que me ocorreu é sobre a carteira de motorista. Na minha consta que devo fazer uso de lentes corretivas obrigatórias e já vi em outros sites que a Polícia Rodoviária não aceita uma declaração de correção cirúrgica. Como tenho que renová-la em julho de 2010, não sei se vale a pena fazer antes e quanto tempo depois da cirurgia já dá p/ fazer o “exame médico” do Detran. Se vocês acham que o pós-operatório é ruim, é que não sabem o quanto é pior depender da boa vontade dos outros para ir e vir!!!!

  74. Cerca de 3 meses depois da cirurgia eu fiz uma renovação da minha CNH, para tirar aquela observação da necessidade de lentes corretivas. Quanto ao tempo para fazer isso? O tempo necessário para vocês terem confiança de que lerão as letrinhas lá no exame. Varia em cada pessoa.

  75. ocimar disse:

    Fazem 66 dias pós cirurgia PRK, o médico disse que iria melhorar gradativamente, tem que ter muuuuiiiiiita paciencia e que até janeiro de 2010 eu ficaria bem melhor, não é o que esta acontecendo nunca tive o grau que fiquei e estou usando lente até janeiro para ver o que vão fazer. frustação total no meu caso não deu certo porque acho que com 7 dias de cirurgia o que ficou ficou, agora é só esperar por nova correção ? infelizmente, nã0 indicaria esta cirurgia, porque tenho dores no olho até hoje e a visão está muito ruim, tanto de dia como a noite.

  76. lula disse:

    eu fiz ceratotomia radial em 1993 ainda bem que não fiz esse tal de PRK que raspa a cornea

  77. lula disse:

    eu tinha 6,50 olho esquerdo e 7,00 olho direito miopia, hoje tenho 1,00 astigmatismo olho esquerdo 1,00 hipermetropia olho direito nao preciso usar oculos pra mim a ceratotomia foi bom mais para 43 por cento das pessoas foi um fiasco acarretando hipermetropia progressiva. As operaçoes de miopia provocam aberraçoes na cornea provocando uma visao noturna ruim em todos os casos mais pra quem tinha 7,00 grau de miopia é logico que compensa e muito .

  78. Flávio disse:

    Hoje fazem 63 dias que operei por PRK.
    O pós operatório foi muito chato.
    Tive e ainda tenho bastante sensibilidade a luz. Os dias ensolarados só saio de óculos escuro. To parecendo um Albino ( que

    não pode fica no Sol).
    O vento também incomoda muito, se vejo que está ventando muito evito sair na rua.
    Para os dois caso acima acabo tendo uma irritação bem chata no olho, parece que tem um cisco arranhando constantemente. Basta

    eu ficar alguns minutos com os olhos fechado que passa. Nos dias mais chatos uma compressa com água (ou soro) fria sobre as

    pálpebras alivia muito.

    A visão ainda não está 100% ( está uns 80% em relação ao óculos) para longe.
    Para perto como ler um livro ou usar o computador, ainda está bem ruim. Segundo a oftalmo o olho tem que se acostumar e

    aprender a enxergar de perto novamente.

    Por enquanto é isso.
    Marcarei o outro olho pro próximo mês.
    Só estou usando o colírio Optive no começo do dia e no fim ou quando incomoda.
    É muito bom ficar sem óculos, é bom usar óculos de sol. Eu nunca usei um, pois juntava a visão ruim com a “escuridão” do óculos então seria mais fácil fechar o olho. rs

    Dica : Operem um olho por vez, talvez o sofrimento aconteça 2 vezes, mas vc não terá os dois olhos irritados.

  79. Uverson disse:

    Gostei muito do seu relatório, estou no vigésimo quarto dia, e ainda exergo borrado, eu estava preoucupado pois melhorou bem pouco. mas se comparado com o grau que eu tinha, 8 de miopia, 3 de astigmatismo, ambos os olhos, eu exergo bem sem o oculos, até dirijo, mas acho que em 1 més e meio creio que o borrado suma. Valeu amigão… um grande abraço a todos…

  80. Marcos disse:

    Amanhã completa 1 mês que operei o olho direito com 5,75 de miopioa e 1 de astigatismo, no dia 8 1 mês para o olho esquerdo com 3 de miopia e 1 de astigatismo. Já enxergo perfeito para perto, uso computador, leio placas de carro, letreiros grandes de longe e etc… A visão para longe ainda está ruim, o olho direito ainda está bem embaçado. Estou mei ancioso, pois achava que saisa da operação enxergando tudo. A visão está oscilando muito ainda. dia 22 tenho revisão. Vamos ver o que o médico vai falar.

    Abraço a todos … e muita paciência …

  81. claudio disse:

    Pessoal.
    fiz a cirugia nos dois olhos. Prk no esquerdo que já havia sido operado no tempo da antiga cirugia que não usava laser. No ollho esquerdo com ceratocone fiz o PRK com coss lifiting de colágeno. Hoje fazem 36 dias da cirugia. Somente no 30º dia da cirugia minha visão ficou mais ou menos, mas até esta data não chega em próximo a minha visão com lentes de contato que era muito boa. Fiz em Ribeirão Preto no insituto REynaldo Resende e garanto que eles não explicam nada de nada, nem nos retornos. Apenas falam que tem que esperar, ter paciencia. Que os resultados podem demorar para aparecer até noventa dias, etc e não sabem dizer se vai ficar 100%. Sinceramente acho esses médicos despreparados para informar os pacientes. De qualquer forma vamos esperar os resultados até os 90 dias e que Deus possa nos ajudar.

    • Mauricio disse:

      Caro Claudio. Me indentifique com o seu caso, pois também fiz em 1990 no olho esquerdo a cirurgica com bisturi, Zerou a miopia, mas fiquei com 1,5 de astigmatismo. Não fiz no olho direito, Hoje após 20 anos um medico não recomendou fazer nem a PRK, pois a Lasik não pode, pois a cornea ficou plana. Mas um outro médico me recomendou fazer nesse olho a PRK. Tenho um colega que também fez a com bisturi e depois de alguns anos corrigiu com o laser, e está muito contente.

      Como ficou a sua visão? Você recomenda fdazer essa nova cirurgia?
      Estou na dúvida.

      att

      Mauricio

  82. claudio disse:

    corrigndo a iformação no olho direito que tem ceratocone fiz também o PRK e cross0likink _ Este olho até o momento está muuuito ruim, praticamente igual era sem uso de lente.

  83. Juliana disse:

    Oi pessoal, fiz PRK personalizada há 12 dias no olho direito apenas. Tinha 2.25 de miopia e 0.5 de astigmatismo. Eu não enxergo com o olho esquerdo e por isso estou em pânico de ficar com alguma sequela no meu único olho bom (que no momento não está bom, para falar a verdade). A visão dupla está incomodando demais, consigo ler no computador com muita dificuldade, apesar de estar com zoom de 140%! Eu sabia que o pós operatório seria complicado, mas a orientação que tive de meu médico é que 4 dias de licença seriam suficientes para retomar minhas atividades (trabalho o dia todo no computador). Resultado: não me programei para tirar férias e meu rendimento no trabalho está muito ruim. O que mais me preocupou é que a visão dupla estava ruim antes, mas de ontem para hoje piorou ainda mais. Liguei para minha médica e ela disse que é normal, que pode ter muita variação no primeiro mês (mas só falou agora que já operei, não antes). Depois de uma crise de choro e desespero acabei achando esse site e estou (um pouco) mais calma. Obrigada a todos pelos depoimentos e gostaria de receber mais informações sobre visão dupla (quanto tempo em média demorou para melhorar). Essa é a única dificuldade que estou enfrentando, não tenho fotofobia.

  84. Mario disse:

    fiz o lasik , tem 33 dias estou muito satisfeito, apesar dos efeitos noturnos, as lampadas parecem muito mais brilhantes e ofuscantes, mas tudo bem é ´só não dirigir d noite,,,,espero q so por uns meses…..mas para quem tinha 6 e 5 graus de miopia,,,,,é realmente demais….valeu a pena passar pela ansiedade pre operação…e os exames….acho que apesar de todos os problemas colaterais desta cirurgia citados por todos aqui vale a pena , principalmente para quem é totalmente depende dos oculos……

  85. Eduardo disse:

    É bom retornar com boas notícias, hoje fazem 4 meses que operei de PRK personalizado. ( verifiquem meu depoimento anterior no dia 09 de setembro de 2009)
    Não sofro mais das visões duplas, mas tb não tenho uma visão perfeita 100%. Só posso dizer é que tem que ter paciência.
    Minha visão vem melhorando gradativamente e estou muito satisfeito com o resultado, pois nunca quiz que ela fosse perfeita, apenas queria me livrar da dependência dos óculos.
    Como é bom dirigir, ler, ir ao cinema, olhar as gatinhas na praia, cumprimentar as mulheres com beijos na bochecha, etc sem se preocupar em limpar os óculos toda hora.

  86. Marcos disse:

    Oi Pessoal,

    Hoje tem quase 2 meses que operei as duas vistas, minha visão não está 100 %, mas está 98%. Não tenho mas efeitos colaterais e só a visão noturna está um pouco prejudicada ainda. Veleu a pena e agora é ter paciência e esquecer a operação. Vida normal que tudo vai dar certo.

  87. MARCELO N. disse:

    estou c 45 dias de recuperaçao de prk , ja tinha colocado anel p ceratocone ha 5meses e meio atras e to c a visao bem dupla ainda e c tendencia de estrabismo p um olho estar melhor q o outro p muito tempo , putz é deprimente , vou passar c medica esp em estrabismo na sexta e depois conto como foi , essa demora é muito angustiante , to tomando ate antidepressivo.

    • nicole disse:

      Marcelo N. me indentifico com vc, fiz Prk há 42 dias, e tb sinto uma elevação para estrabismo que me angustia. meus olhos, principalmente esse, parece estar sempre dentro dágua. gostaria que vc e outras pessoas que fizeram PRK e tiveram estes sintomas de estrabismo. postassem aqui informando se com o tempo some. estou aflita.

    • nicole disse:

      Oi Marcelo, poste aqui suas informações, pois me interessa muito. vc consultou com a médica especialista?

  88. Olá, obrigado pelo material. Muito bom ouvir seu relato principalmente porque estou com o olho direito com o diabo do astigmatismo e um pouquinho na esquerda, quase nada. Estou com 26 dias no OE e 23 dias no OD. Não vejo a hora de completar 60 dias e parar com o Florate e ver o resultado. Segue meu relato para somar ajuda aos internautas. http://minhaexperinciacomaprk.blogspot.com/2010/02/minha-experiencia-com-prk.html
    Boa recuperação para todos! Vida longa e visão de águia.

  89. Lilian disse:

    Fiz minha cirugia em março de 2009, tinha 4,75 de miopia em ambos os olhos, me apaixonei logo de cara e minha recuperação foi barbara, com uma semana estava echergando quase tudo… A noite era um pouco mais dificil, pois as coisas pareciam ter aureulas, rsrsr… bom em Dezembro do mesmo ano, senti que minha visão não estava legal como antes, voltei no medico e meu grau tinha voltado 1º ( um grau ) resolvemos fazer o retoque, por enquanto fiz somente o olho direito, pois fiquei com medo, minha recuperação não foi igual a da primeira, hoje fazem 21 dias e minha visão esta pessima e por estar assim resolvi adiar o outro olho… Meu oftalmo diz ser normal, mais estou um pouca insegura…. Alguem ja passou por isso?

  90. wellington disse:

    Fiz p´rk no olho direito há cerca de um ano. Fiquei ainda com um grau nde astigmatismo. Fiz olho esquerdo para corrigir miopia d astigmatismo de 6. graus. Estou sem enxergar quase nada no olho esquerdo. Tud embaçadol $stou há 06 dias da cirurgia. Minha média em srocaba(SP) diz pra ter paciencia de uns noventa dias. Obrigado pelo seu relat ficou um pouco menos stressado cm minha situação, pois, só ach que vou ter de fazer correção. Valeu…

  91. Adriana disse:

    Poxa, adorei o relato.
    Fiz a cirurgia a 10 dias e me incomoda muito a distorção gerada pelas luzes principalmente a noite, também a dificuldade de foco principalmente trabalhando com computador, fora o ressecamento e a imagem meio esbranquiçada… Já estava até com saudades das minhas lentes. Embora meu medico já tenha me explicado tudo.. foi muito bom saber (e ter uma experiência real) que ainda vou melhorar bastante.. e que tudo isso é absolutamente normal… Valeu mesmo..

  92. Magnolia disse:

    Fiz PRK no dia 10 5,25 no OE e 4,25 OD , estou com a visão péssima para perto, a noite então piora bastante, o computador é mha ferramenta de trabalho, o médico me deu 8 dias, fui tentar trabalhar ontem e não consegui, me deu um deseperero, uma sensação de impotencia, fico angustiada em não conseguir enxergar direito, e quando forço é pior fico com dor de cabeça e nauseas, estou digitando com mta dificuldades, mas me tranquilizo um pouco pq outras pessoas tb já passaram por isso e estou vendo q é normal. Espero que esses dias passem bem rápido e eu volte a ter a visao perefeita…

  93. Sidnei disse:

    Operei o meu olho esquerdo fazem 28 dias pela PRK personalizada e ainda não tive coragem de marcar a cirurgia do segundo olho. Realmente os médicos não informam sobre a demora na recuperação que no meu caso ainda não veio (estou bastante apreensivo), não consigo enxergar de perto. A doutora diz que a máquina que mede o grau diz que está zerado, mas a minha visão é de – 1,5° para longe. É necessario paciencia.
    Já decidi que o segundo olho farei com a técnica ILasik que permite a operação em espessuras de cornea menores que é o meu caso, ma terei que pagar R$ 1.050,00 a mais para o segundo olho, além dos R$750,00 já pago com relação a personalizada.
    Se tivesse operado o 2º olho conforme previsto não estaria apto a trabalhar.
    Obrigado pelos relatos e boa sorte a todos.

  94. Marcelo disse:

    Fiz LASIK no dia 19/02/10, meu olho direito vai muito bem obrigado, porém o esquerdo ainda está se recuperando, está embaçado e com muita sensibilidade à luz. Já usei 5 tipos de colírios em ambos os olhos, mas não consigo ”ver” melhora no olho esquerdo ainda. O médico disse que o embaçamento do olho não prejudicará no resultado final. Não pensei que fosse demorar tanto o período de recuperação

  95. Rodrigo disse:

    Olá amigos. Fiz a Lasic no dia 18/03 ( 2 semanas atrás) pra correção de 5,5º e 6,5º de miopia OD/OE. Em relação a desconfortos, eu não senti nem dor, nem ardencia, nem coceira, nada no pós operatório…
    Em relação a acuidade visual acho que está em cerca de 90% do olho direito e 70% do esquerdo. No olho esquerdo ainda enxergo embassado, com uma névoa.
    Na primeira revisão o médico falou que isso não é grau, o problema é que apareceram estrias na cornea, mas segundo ele, normalizará sozinho em no máximo 3 meses.
    Mas no geral nem se compara o antes do depois. É claro que quando eu usava óculos eu enxergava mais nítido, mas só de não precisar usar mais óculos nem lentes já é muito bom. A visão noturna ainda incomoda um pouco, principalmente no olho esquerdo.
    De acordo com os progressos eu vou postando aqui.
    Infelizmente há pouquíssimos relatos de quem fez LASIC.
    Um abraço e boa sorte à todos.

  96. Lillian disse:

    Fiz o PRK no dia 25 de março. Hoje com 15 dias de operação estou enxergando ainda embaçado. Por causa do grau alto (7 de miopia em ambos os olhos) e pouca espessura de córnea sei que o olho esquerdo não está “zerado”. Apesar de enxergar melhor com o direito (que possivelmente zerou mas eu não estou muito certa) continuo enxergando como se tivesse de 1 a 2 graus…isso me preocupa bastante pois cultivo o sonho de não precisar de óculos mais…meu consolo são alguns relatos daqui dizendo que com um mês a visão melhora consideravelmente…estarei aguardando ansiosamente.

    • Lidiane Novak disse:

      Que bom saber que isto que estou passando é normal. Fiz esta cirurgia semana passada e até então estava muito aflita com a visão embaçada. Sabendo que a recuperação é assim para todos, fico bem mais tranquila, agora é ter paciência para recuperar 100% da minha visão…Obrigada! Abraços…

  97. Celia disse:

    Oi pessoal, estou na angustia, fiz cirurgia LASIK em 20.04 em Curitiba IOC, para miopia de 3º nos dois olhos OE e OD e ainda a correção da presbiopia (acima dos 40 anos, sabe como é), deixam mais ou menos um grau de miopia no olho não dominante, no meu caso o OD, na cirurgia não senti absolutamente nenhuma dor, apenas aquele cheiro de queimado, na noite de 20 para 21 acordei de hora em hora com os olhos ardendo e lacrimenjando muito, passava o umidificante e rapido melhorava, depois disso mais nenhuma dor ou ardencia até hoje. Massssss, sinto que ao passar dos dias minha visão está cada vez pior, com halos para perto, e só enxergo mais ou menos definido até no máximo 1 m e meio. Uso óculos escuro direto, quando olho pela janela de casa ou tento dirigir fico apavorada, não vejo quase nada, amanhã vou numa consulta de encaixe para ver se isto é normal, acho que fiquei com hipermetropia, será possível, depois falo o que deu, Ok?

    • Gabriela disse:

      Oi Célia, me chamo Gabriela e tb moro em curitiba. Fiz lasik como vc e estou no 27º dia de recuperação. Estou com muito medo pois a médias distâncias a visão está bem turva. Acho que estou com astgimatismo … Como vc está hj?
      Boa recuperção pra vc.

      • Celia disse:

        Oi Gabriela,
        vi sua msg apenas hoje, dia 26.07.2010, por coincidência amanhã farei retoque da LASIK nos dois olhos, de meio grau cada, pois não consigo ver com nitidez acima de 5 metros. O oftalmo diz que o grau que fiquei (-0,5 no esquerdo e -1,75 no direito) é o ideal para minha idade (42), isto considerando a presbiopia que vem com a idade, mas… realmente não consigo me adaptar, então, agora passados 96 dias da primeira cirurgia ele vai corrigir mais um pouco, ufa! Também fiquei com esta sensação que é astigmatismo. Depois conto como foi o retoque, abrçs Celia

  98. nicole disse:

    Por favor, se alguém fez cirurgia PRK, e apos precebeu que ficou c pouco de estrabismo e depois sumiu postem aqui, preciso saber se isso some com a recuperação.

  99. Gabriela disse:

    Pessoal, que bom encontrar relatos como o de vcs… Estava ficando preocupada mesmo. Fiz lasik nos dois olhos dia 07 de maio para miopia e astigmatismo .Paguei R$4500 no total fora um exame que o convênio não cobria. Estou no 18° dia e posso dizer que se me perguntassem hj se faria a cirurgia eu diria que NÂO.
    Sou dentista e trabalhar está super complicado. Isso pq minha médica falou que eu poderia trabalhar em 4 dias( nem pensar!)
    Minha visão de longe está boa, embora o olho direito esteja muiiiiito superior ao esquerdo.Mas a pequenas distâncias está bem ruim.Parece que não encontro foco, as coisas ficam embaçadas, sei lá…Andar no shopping não tem a mesma graça de antes, tudo fica meio turvo.
    Me pego o dia inteiro “testando” os olhos para ver alguma melhora.
    Bom, qdo melhorar, voltarei a escrever.

  100. Rafael disse:

    Caros,

    Estou no 10º dia de recuperação da PRK e esse relato é exatamento o q acontece, pelo menos até agora. Parabens pela riqueza de detalhes e principalmente por acalmar as pessoas q estão em fase de recuperação, pois queremos uma melhora muito rápida e a msma exige tempo. N me arrependo nem um pouco de ter feito, msmo ainda com tdos os efeitos pos-operatórios, até agora acho q foi a melhor decisão!

    Até ++

  101. tulio disse:

    eu e minha irmã, fizemos a cirurgia de correçao da miopia, só que eu fiz prk e ela lasik.

    no outro dia ela já tava com uma visão excelente e eu 20 dias apos a cirurgia não vejo nada de perto e mal ainda de longe.

    fora que doi demais o pós-operatorio, cruz credo.

    engraçado eu não sabia q tinha prk personalizado, meu medico não me deu essa opção, qual q é a diferença?

  102. Elaine - Sorocaba SP disse:

    Olá! Sou Elaine e moro em Sorocaba SP.
    Fiz a cirurgia refrativa depois de 25 anos usando óculos.
    E foi minha maior alegria, pois relaizei um dos meus maiores sonhos, hoje estou com 14 dias de cirurgia e muito feliz!
    Apesar da visão estar embaçada ainda principalmente olho esquerdo, tinha 8,0° OD e OE e com 2,5 tb OD e OE de astigmatismo, o meu médico disse que será lento o processo mesmo, para eu ter paciência, quando lí o relato seu e de todos esses comentários fiquei mais feliz, rs
    Fiz a cirurgia no Hosp Oftalmológico de Sorocaba, referencia nacional, fiz o Excimer Laser lasic, usando cartão saving Zyweve (acho que é asim que se escreve) e com Intralase que é a última geração e existe poucas máquinas dessas no Brasil a primeira veio aqui para Sorocaba e sinto privilegiada por isso, paguei 2.400,00 fora o que o meu convênio cobriu, mais valeu cada centavo, como eu disse continua ruim a visão esquerda, mas com o tempo vai melhorando, fiz essa cirugia pq minha córrnia é muito fina e usando o Intralase “come” menas córnea, assim que eu ficar com a visão definitiva volto aqui para contar´como estou, e torço para que todos vcs estejam bem! E para os que moram próximos a sorocaba, recomendo o hospital!
    Um abraço.
    Elaine.

  103. RITA LARANJA disse:

    Muito obrigada, seu depoimento ajudou-me muito. Estou operada há 4 dias – Lasik. A operação é horrível. não dói, mas gera intenso incômodo. só consegui operar um olho! naum estou sensível à luz, mas naum consigo ler jornal e só consigo usar computador pq só operei um: está muito embaçado e piora quando uso os colírios. Quando descanso bastante o olho, percebo que melhora bastante. mas, tenho receio que naum tenha zerado… só de pensar em ter de fazer nova cirurgia…

    • Ricardo disse:

      Amigos (as),

      Fiz na segunda PRK (05/07/10) o OD que eu tinha 3.75 de miopia. A cirurgia em si é bem tranquila, mais o que está me incomodando é o processo de recuperação.
      É muitoooo lento, e a cada dia vc acordar, abrir o olho e não ver melhora é hiper frustante. A imagem fica bastante turva….disfocada, enxergar de longe é impossível e de perto tbm!!!
      Ainda estou com as lentes de proteção, e gostaria de saber dos amigos que já passaram por essa experiência, se após a retirada dessa lente ocorre alguma melhora na visão?
      Estou com a cirurgia marcada para OE na próxima segunda-feira (12/07), mais vou confessar que estou receoso e pensando seriamente em remarcar.
      Hoje o que me salva é o olho não operado, e tenho receio de fazer a cirurgia no OE e ficar sem poder fazer nada (literalmente nada).
      Conto com a dica de vocês sobre essa questão.

      Abraços a todos.

      Ricardo

  104. Rodrigo Peixoto disse:

    Olá amigos,
    Eu postei no dia 01/04 e volto a postar agora com 3 meses e 11 dias de operação.
    Eu tinha 6,5 de miopia no olho esquerdo e 6,0 de miopia e 0,5 de astigmatismo no olho direito.
    Na última consulta que fui ao médico ele disse que estou com 0,75 no esquerdo e 1,5 de astigmatismo no direito ( o astigmatismo que era de apenas 0,5 passou para 1,5), mas a miopia do olho direito zerou. No olho esquerdo eu tive estrias na cornea, fato esse que deixa a visão esbranquiçada, mas que está melhorando com o uso de colírio ( o próprio ato de piscar vai desfazendo as estrias da cornea).
    Resumindo essse dados em fatos.
    Enchergo bem melhor do que a 2 meses atrás. Percebo que enxergo melhor do olho direito do que do olho esquerdo (devido as estrias), mas estou enxergando quase como uma pessoa normal. Isso de dia, porque quando chega a noite minha acuidade visual cai muito, enxergo halos e as letras ficam tremidas.
    Mês que vem tenho mais uma consulta. O doutor falou que para dar o veredito final precisa de uns 6 meses. Ele que se por ventura o astigmatismo permanecer no olho direito, eu posso fazer um retoque (pois minha córnea é espessa) e ele aproveita e estica a córnea do olho esquerdo que tem as estrias.
    Mas no geral de tudo valeu muito a pena pra mim ter feito a cirurgia. Só de não ter mais que usar lentes já é muito bom. Apenas a noite que a visão fica um pouco debilitada e também ao usar computador em locais escuros, pois distorce bastante.
    Boa sorte à todos.
    Rodrigo.

  105. Cláudia disse:

    Fiz Lasik a 9 dias e estou com visão dupla e reflexos nas luzes, principalmente noturnas. Estava desesperada porque so via na internet escrito que esses sintomas seriam permanentes e com o depoimento de vcs pude ficar mais calma. Espero melhorar apos alguns meses como vcs. Assim que melhorar escrevo novamente para tranquilizar a todos, que como eu ficou desesperaaaada!! Um abraço e boa recuperação a todos!

    • Michelli disse:

      Olá Cláudia
      fiz a mesma cirurgia que vc “Lasik”, hoje completou 23 dias, estou com visão dupla, com um sombreado, como você fez a mesma cirurgia e teve o mesmo sintoma gostaria de saber se vc recuperou a visão 100%. Estou aflita. Meu médico pediu 3 meses para recuperação e está me acompanhando semanalmente, pois disse que esse efeito não é comum.
      Michelli

  106. Nívea disse:

    Gostaria de agradecer por seu depoimento, pois foi de grande ajuda para mim.
    Fiz PRK nos dois olhos e estou passando por tudo o que vc descreveu, parecia que estava me vendo ao ler.
    Fiquei muito feliz em saber que todo o desconforto passará e voltarei a enxergar com nitidez.
    Obrigada!

  107. Rosana disse:

    Amigo, muito obrigada pela descrição da sua experiência! Para a minha sorte, descobri teus relatos logo após ter feito a cirurgia e fui acompanhando todos os dias. Cheguei a imprimir, pois minha visão no computador estava muuuito ruim…
    Estou no 26º dia de cirurgia PRK, fiz no dia 2 de junho nos dois olhos para corrigir 3,75 de miopia e um pouco de astigmatismo. Os primeiros dias são complicados, porém a visão parece melhor! Depois de 19 dias, meu olho direito estava 90% (a visão de longe ainda ruim, parecia um pouco míope) , mas no olho esquerdo começou um esbranquiçado, embaçado… a visão borrada que todos relatam. E 5 dias depois, ainda não tinha notado melhora!!! Já estava desesperada, achando até que tinha pegado conjuntivite nesse olho hehehe, pq ele piorou!
    Hoje, notei uma leve melhora, mas confirmo o que todos dizem: HAJA PACIÊNCIA!!!
    Tenho revisão com o médico dia 19 de agosto. Depois, volto com notícias.
    Espero que melhore logo e boa sorte a todos… os relatos foram reconfortantes!

  108. Rosana disse:

    Amigo, muito obrigada pela descrição de sua experiência! Para a minha sorte, descobri teu blog alguns dias após a cirurgia… e foi muito bom, porque pude acompanhar dia-a-dia a minha recuperação.
    Fiz cirurgia a laser PRK no dia 2 de julho para corrigir 3,75 graus de miopia no olho direito e 4,00 no olho esquerdo e também um pouco de astigmatismo. Logo após a cirurgia, a sensação é maravilhosa, pois saímos enxergando! Mas, infelizmente, com o passar dos dias a visão piora muitoo… e dá uma angústia!
    Hoje, estou com 30 dias de recuperação e estou assim: meu olho direito com 90% de visão, porém no esquerdo tem uma névoa, embaçamento, visão dupla… tudo de ruim hehehe. Se eu não tivesse lido os comentários, ia achar que meu olho esquerdo precisaria de retoque. Porém, noto melhora a cada dia…bem de leve, mas está melhorando. Quero dizer que todos esses dias de angústia valem muito a pena!!! Boas melhoras a todos e obrigada mais uma vez por todos os comentários, foram reconfortantes!

  109. Ronaldo-Santos-SP disse:

    Operei em 1988 para milpia com ceratomia radial(diamante), e sai enxergando tudo,passados 22anos voltou a ficar ruim de longe e perto,foi quando decidi fazer nova cirurgia do tipo prk, estou no 10º dia e passando o mesmo problema só que minha visão para perto até 1 m já está super boa leio até receita de remedio (tinha 3 graus para perto), mais para longe(tinha 1.5 grau) está bem embassada , só fica boa quando eu acordo,vejo tudo de longe mais depois de meia hora fica aquele martirio mas noto que melhora dia a dia bem lentamente,ainda tenho a vista dirteita para operar e com os depoimentos acima fiquei mais tranquilo e vou parar de ficar comparando a visão a toda hora, já vi que tem que ter calma, tudo pra poder voltar a praticar meus esportes, vale o sacrificio

  110. André disse:

    Operei os dois olhos Lasik Personalizado no dia 27/julho/2010. O Flap foi confeccionado com laser, ou seja, com a tecnologia mais moderna que existe hoje no momento. Tinha cerca de 4,5 de miopia e 1,5 de astigmatismo em cada o olho. O olho esquerdo ficou perfeito logo na manhã seguinte, de forma que já conseguia ler letras pequenas no computador a uma grande distância. Depois de uns 15 dias, o olho esquerdo também praticamente não via “efeitos especiais” durante a noite.

    Porém o olho direito demorou mais tempo para recuperar e até agora ainda está pior do que com óculos antes. Na primeira noite após a cirurgia acordei de madrugada com este o olho “colado”: de tão seco que estava quase que não conseguia abrir. Foi um desespero. Passado este episódio, ficou um embassamento esquisito durante as duas primeiras semanas, coisa que foi gerando uma angústia danada, porque a comparação com o olho esquerdo era inevitável. Era inevitável começar a pensar que meu olho direito “deu errado” e nem com óculos iria melhorar e que ele estava na pequena minoria de resultados não esperados. Foi difícil, mas procurei controlar estes pensamentos.

    O médico disse que era porque o olho direito estava muito seco e que iria melhorar. Receitou lubrificantes. Agora, passados 20 dias, a lubrificação do olho parece que voltou ao normal, de forma que o embassamento diminuiu totalmente. Porém, para ver letras pequenas no computador ou mesmo placas e letreiros a sensação que dá é que ficou um astigmatismo esquisito, coisa que acho que já tinha desde o início do pós-operatório, mas não percebia por causa do embassamento. Também noto uma certa diferença de contraste no olho direito. Parece que no olho direito as coisas possuem um leve tom mais cinza, enquanto que no esquerdo dá um tom mais avermelhado, amarelado. Porém, esta diferença é muito sutil. Usando o computador, parece que as letras ficam mais pretas e nítidas com o olho esquerdo, enquanto que com o direito fica tremido e com um tom mais puxando pro cinza.

    Bom, agora estou rezando pra que meu olho direito melhore e que ele só tenha sido mais lento na recuperação que o esquerdo. Diariamente tenho que me firmar neste pensamento senão vem uma angústia e sensação de arrependimento que só que tá na minha pele entenderia. O olho esquerdo está parecendo uma luneta, límpida e cristalina, graças a Deus… enquanto que o direito está com o tal astigmatismo esquisito, sem melhoras a cada dia que passa. Seria muito dificultoso de usar computador se eu dependesse só do olho direito. Sorte que com os dois olhos abertos eu vejo bem, mas eu gostaria muito, muito mesmo que o olho direito melhorasse um pouco mais.

    • Alexandre disse:

      Eu operei os 2 olhos no mesmo dia [17/02/11] pelo mesmo procedimento [Lasik] OE 4,75 e OD 4,50 Miopia.
      O que acontece é que desde de o primeiro dia da cirurgia eu ja senti diferença entre os dois olhos, o olho esquerdo eu ja conseguia ver as horas em um radio relógio através da lente acrilica d eproteção enquanto que o olho esquerdo estava mais irritado e tudo embaçado, eu mal conseguia mante-lo aberto, mesmo fazendo grande esforço para abri-lo.
      Bem no ato da cirurgia o meu médico custou para conseguir fazer o flap neste olho direito e finalmente depois de duas longas tentativas de dar a pressão e fazer o flap ele conseguiu… até a aplicação do laser neste olho foi mais lenta do que a do olho esquerdo…. (PS estava muito nervoso)
      O fato é… após ler todos as respostas aqui, esta resposta do André foi a que mais se aproximou com o que estou sentindo no pós cirurgico depois de 14 dias.
      O olho direito consigo ve rmuito bem… creio que esta cerca de 95% precisa melhorar mais um pouquinho, mas em compensação o olho direito esta muito embaçado ainda… consigo ler letrar que são muito grandes mas enxergo embaçada. as letrinhas no computador não consigo ler…. embaça tudo, fisionomias dependendo da hora do dia vejo, mas quanto mais longe pior…
      Apesar de ter feito Lasik, logo quando sai da cirurgia o meu medico me avisou que a recuperação deste olho seria mais demorada pois tinha machucado um pouco o epitélio na hora de fazer o flap e ele comparou isso como uma cirurgia de PRK. Estou preocupado demais… depois de ler alguns relatos aqui fiquei um pouco mais tranquilo… Gostaria de saber como anda a sua recuperação André e de outras pessoas que fizeram lasik e tiveram problemas com um de seus olhos…!!!

  111. Ronaldo-Santos-SP disse:

    hoje faz 24 dias da operação do od, e quando acordo a visão está otima melhor do que quando usava oculos só que a visao começa a ficar ruim com o tempo(agora já fico umas 2 hora) e a tarde e a noite piora mais, noto que já estou conseguindo ler as legendas dos filmes e as imagens estão ficando um pouco mais nitidas mas para uma distancia de no maximo 2,5 m da tv,para perto (ler e computador) não tive dificuldades estão otimas, mais para longe tirando as primeiras horas do dia estão bem ruins, ainda não dirigi a noite. vamos esperar. aproveito tbem para contar que operei o oe no dia 12/08 hoje fazem 10 dias e acho que a recuperação vai ser melhor que a outra(TOMARA), alem de estar passando pelos mesmos problemas, continuo notando melhora pequena dia a dia e procuro ficar calmo e não comparar a visao. Melhora e paciencia para todos no bendito periodo

  112. Ronaldo-Santos-SP disse:

    hoje fazem 52 dias de operação do oe, e 38 dias do od, minha visão para longe está otima de dia mais continua a ficar embaçada só que agora no final de tarde e a noite, está semana já comecei a dirigir a noite, contudo não tenho condições de pegar uma estrada a noite, noto que está melhorando quando eu vejo televisão a noite as legendas estão começando a fixar pois a impresão é que a miopia continua(VISTA CANSADA), agora para perto desde o começo ela fixou, está zerada agora é continuar aguardando as semanas para sentir a melhora, ainda estou pingando o colirio Loteprol que vai até 60 dias da operação.PACIENCIA E ESPERANÇA

  113. Vagner disse:

    Fiz PRK em 20/08/2010. Hoje é o trigésimo sexto dia e ainda tenho um pouco de visão dupla para ler no computador. Alguns letreiros distantes ainda ´parecem meio que duplicados. Sinto-me muiiito melhor após ler esses depoimentos pois cheguei entrar em desespero certos dias pois parecia que a vista dupla não melhorava. A visão dupla teve uma melhora significativa por volta to trigésimo terceiro dia. Sendo assim, a todos vcs que estão nessa angústia, entendam que é assim mesmo.

    • Mirian disse:

      Bom, meu relato não é tão diferente da maioria…No meu caso, fiz olho olho com Lasik e outro com PRK.. Imaginem só a diferença que eu tenho tido na recuperação de cada olho… Estou no 16 º dia de recuperação…O olho que fiz Lasik esta otimo tanto de perto quanto de longe, porem a minha visão com o olho submetido a tecnica PRK…quanta angustia.. Tem horas que a visao fica turva, de longe pareço estar miope e dirigir a noite esta sendo algo dificil, pois as luzes parecem estrelinhas brilhando.. Placas então… as letras ficam um borrão só….Sem falar que quando retirei a lente terapeutica no oitavo dia, minha visao deste olho caiu para o mesma acuidade que eu tinha logo o pos operatorio…Fiquei bem preocupada.. Porem, passados alguns dias, a visão foi voltando aos poucos, pois o epitelio continua se regenerando… Bom, espero voltar daqui um tempo, para relatar os novos progressos… Boa sorte e recuperação a todos que já operaram e para aqueles que ainda estão pensando… O bom mesmo é estar preparado para todas esses desconfortos para não cair no desespero a toa…

  114. ricardo mory disse:

    Ola, gostei muito do seu texto… estamos em 2010 e, fiz a cirurgia Lasik no último dia 8/10, 6a feira, estou no Japão e teoricamente a tecnologia que temos aqui deve ser superior à do Brasil (não sei).
    No mesmo dia da cirurgia, tinha -4 de miopia, em ambos os olhos, essa escala é daqui do Japão, ja enxergava quase que normalmente, parecia-me que estava de óculos.
    No 2o dia, ja estava bem mais nítida a visao, só a noturna que me dava halos nos faróis e lampadas.
    No 4o dia, voltei a trabalhar usando oculos de segurança, pois trabalho com muito pó e fumaça… Bem, no exame pós cirurgia, deu 2.0 na esquerda e 1.5 na direita… essa escala talvez seja usada só aqui, não sei… Dizem que 2.0 é quase que perfeita… Entao me deu a dúvida, será que precisarei “retocar” a visao direita?? para ficar igual a esquerda?E, sigo com esse dilema, no próximo sábado tem o exame após 1 semana e veremos o que o Dr. Japa irá dizer… Mas, mesmo assim fiquei mais confiante depois de ler seu texto.
    Por ora é so… Depois escrevo mais!!!Obrigado

  115. Sueli rangel disse:

    Ola a todos os angustiados! Eu fiz a cirurgia a 40 dias prk enxergava bem pra longe mas pra perto nao,agora esta ao contrario nao consigo dirigir nem enxergar a tres metros na minha frente estou desesperada alguem passou por isso?

  116. Ronaldo-Santos-SP disse:

    Agora fazem 83 dias do oe e 68 dias do olho direito, chegando nos 3 meses que dizem ser a recuperação (já vi que em alguns casos pode chegar a 6 meses, ainda bem., pois minha visão está ótima (zerou) de dia mais a noite ela ainda piora , já da para ver tv bem e tambem dirigir, só não encaro uma estrada. A verdade é uma só a recuperação da cirurgia prk é lenta e em alguns casos como o meu mais lenta ainda. mais melhora dia a dia vale o sufoco

  117. Rosa disse:

    Foi seu relato que me ajudou.Fiz a cirurgia 17/06/2010.Estou extremamente feliz.
    Aconteceu tudo assim mesmo.Parecia que eu estava escrevendo.

    Obrigada

  118. Ricardo disse:

    Olá, fiz PRK aos 2 olhos à 5 dias, e estou preocupado com uma situação, só hoje é que parece ter desaparecido a sensação de areia no olho esquerdo e esse mesmo olho vê muito pior que o direito. Posso dizer que o olho direito agora está a 80% e o esquerdo a 40% (esta avaliação foi feita por mim, a consulta de revisão é na semana que vem). Antes da cirurgia também tinha o olho esquerdo pior mas com os óculos não notava nada.
    Outra duvida, tenho umas lentes de contacto para protecção, quando é que posso tira-las?

  119. MICHELE disse:

    MUITO LEGAL VER SEU DEPOISMENTO, POIS PASSEI POR ESTA CIRUGIA, E NO MEU CASO ESTÁ ACONTECENDO COM O ESQUERDO.
    ESTOU VOLTANDO A ATIVADA DO OLHO ESQUERDO TENHO DUAS SEMANAS DE RECUPERAÇÃO E DO DIREITO UMA SEMANA, A MÉDICA DISSE QUE POSSO VOLTAR AS ATIVIDADES NORMAIS, O OLHO ESQUERDO ME DEIXOU BEM PREOCUPADA, MAIS ESTOU ALIVIADA EM LER SUA EXPERIÊNCIA.

    VALEU.

  120. Eliel Junior disse:

    Fiz PRK dia 12/11/2010 e exatos 35 dias após tenho uma visão otima para perto até 1 metro, depois disso sombras e imagens borradas me acompanham!! Até 25 dias vinha melhorando constantemente e agora deu uma estagnada…Mas apesar de ter passados momentos de medo, com as experiências de outras pessoas de cicatrização mais demorada, acho que devo estar vendo bem somente aqui a alguns meses, pelo menos uso computador normalmente sem dificuldades, conhecer pessoas com 5 metros de distância já não é uma tarefa muito fácil, a menos que eu conheça muito bem a pessoa.
    Pelo que meu médico disse minha cicatrização está atrasada em relação ao normal em pelo menos uma semana… é ter paciëncia!!! o que pra mim tem sido a pior parte…
    Tinha 2 graus de astigmatismo em um olho e 1,5 no outro e fiz pra me livrar de óculos e lentes..Tomara que eu chegue lá!!
    Daqui a alguns meses eu digo como estarei…Até lá!!

  121. Mhédy disse:

    Oi pessoal

    Ninguem conhece alguém que fez a cirurgia Ilasik, que é a “Personalizada”
    me recomendaram essa….. tenho 4,75 de miopia e 3,25 de astig.
    Estou com medo de fazer os 2 olhos juntos……

    • valfrida disse:

      Eu fiz a personalizada, ela é mais segura pq a maquina é preparada para executar exatamente o laser de acordo com seus graus oculares. fiz os dois olhos juntos.

  122. Eliel Junior disse:

    Amanha completo 50 dias da cirurgia e minha visão deu uma melhorada muito grande nos ultimos dias, tô até me sentindo aliviado e perdendo o medo.
    Falta pouco para chegar ao ideal!!!!:)

    • SUSY disse:

      Oi.. tambem fiz a cirurgia em jan/11 fiz a tecnica lasek que é a sem corte.. realmente no começo demorou p/ ver o resultado.. mais é muito engraçado vai melhorando gradualmente, vc nem percebe… qdo vc ve ta vendo..rsrsr… gostaria de saber quem fez essa tecnica lasek fiz no IRR.. estou com algumas duvidas ..ja faz 6 meses…

  123. Suzana Monteiro disse:

    Esses depoimentos tem me deixado um pouco mais calma. Tenho me desesperado muito pois hj faz 20 dias que fiz PRK e não vejo melhora. Não consigo ler absolutamente nada. Minha visão oscila todo instante. Eu tinha esperança que nessa época eu já estivesse bem melhor, o q não está acontecendo. à noite tudo piora. Na minha última consulta ao oftalmo, fiz a refração e na verdade os graus de astigmatismo que eram de 2,5 em ambos olhos, estavam com 3 graus cada. Ou seja, aumentaram ao invés de diminuir. Estou sinceramente angustiada e muito triste choro demais. Fiz particular, e hj me sinto pior do que antes. Não consigo dirigir nem ler nada. Estou comprometendo meu trabalho e isso me aflinge pois estou de licença médica. Alguém está passando por algo assim? Por favor dividam cmg para diminuir minha aflição. Obg

  124. Mhédy disse:

    Já fiz a cirurgia, estou super bem!!!
    Fiz nos dois olhos juntos ….

  125. Ronaldo-Santos-SP disse:

    esperei os benditos 6 meses, pois meu oe não ficou legal passei por varias
    fases e a impresão final (acho, pois já vi relatos que dependem muito da recuperação de cada pessoa), é que ficou um astigmatismo pois enxergo
    nitido mais não foco o rosto das pessoas e propagandas na rua e para perto tambem o engraçado é que inverteu o problema pois quando acordo ela está ruim e a tarde para noite ela melhora somente para longe, o que me alegraria se ficasse assim desde a manha(vai entender), agora o od ficou zerado para longe e 1 grau para ler o que era esperado, para mim por enquanto valeu só o od, pois o oe infelizmente não saiu como eu esperava, mas ainda tenho esperança .

    • Gabi disse:

      Estou no 15º dia após a cirurgia refrativa, tb fiz PRK.
      Confesso que soubesse da tão “dolorosa” a recuperação teria optado pelo LASIK.

      Segundo meu médico, meu grau era baixo, meu maior problema era o astigmatsimo, mas somando entre ele e a miopia, meu grau era de 3,5 e 3,25, ou seja, o PRK resolveria muito bem o problema!

      Minha vista direita está praticamente insuportavel!!!! Enxergo (ou Não) tudo muito esbranquiçado o que me incomoda muito… a esquerda é “menos ruim”.
      Estou trabalhando há mais de 1 semana, meu médico disse que era normal essa sensação, por isso, poderia voltar aos poucos minhas atividades.
      Minha próxima consulta será com 30 dias de cirurgia, isso pq dizem os medicos que um periodo que pode-se começar a verificar um diganostico.
      Já cheguei a pensar algumas vezes que o procedimento não deu certo. As vezes fico tao triste.. chateada… e volto a me conformar em usar coluos novamente…

      Qdo li o blog, fiquei mais tranquila… vendo que todos que fazem essa cirurgia passam por isso tb!!!

      Espero que seja somente recuperação e cicatrização… quero voltar daqui uns dias dizendo aos colegas de olhos tb raspados q é preciso ter paciencia, que o resultado é satisfatorio.

      bjinhos!!!

    • Mari Luce disse:

      Ronaldo, estou curiosa para saber como está a evolução da sua cirurgia, pois me identifiquei com seu caso, pois também fiz cerototomia radial, porém em 1995 e hoje estou com hipermetropia de +1,25 e +0,50 para longe e +1,50 para perto, mas o médico disse que não posso fazer cirurgia devido à cornea plana, e diante os relatos aqui apresentados, vou consultar outro profissional , aqui em Porto Alegre. Antes desta última cirurgiam, qual era om seu grau?

  126. Alessandra disse:

    Fiz PRK dia 16/02/2011 os dois olhos de uma vez, a exatamente 12 dias da cirurgia, me sinto melhor sem óculos do que antes. Hoje consigo fazer as coisas sem usar óculos, o que antes nao conseguia de jeito nenhum ( OE -4,00 / OD -3,25 fora o astigmatismo que nao me lembro bem quanto), antes da cirurgia eu acordava e a primeira coisa que eu fazia era colocasr o oculos e só tirava na hora de ir dormir a noite. Essa cirurgia foi a realização de um sonho!
    Apesar de estar com a visão embaçada para longe e as vezes para perto, estou muito feliz, pois sei que ainda é cedo para se ter um resultado definitivo. Não me arrependo de ter feito a cirurgia de jeito nenhum!!!
    Se daqui há uns 6 meses ainda restar algum grau e eu puder ainda fazer retoque, faço!

    Esse blog é de grande importancia para aqueles que querem compartilhar experiências. Daqui há um tempo volto p contar como minha visão está. Abraços!

  127. Vagner disse:

    Oi, aqui é o Vagner que fez PRK em 20/08/2010. Mencionei minha angústia sobre minha recuperação que estava lenta. POis bem, fiquei SOBRECORRIGIDO!!!! O que é isso? Eu tinha no OD -2,25 e agora tenho +1,25 de hipermetropia. Dá pra imaginar? Como vc se sentitia de seu problema fosse trocado por um outro problema pior? Agora encontro-me míope do olho esquerdo e hipermétrope do direito. Grande merda! Então, se vc está realmente pensando em fazer qualquer uma dessas “técnicas milagrosas” CAIA FORA!!!! use seus óculos ou lentes de contato. Tome cuidado pois tem casos que não tem conserto como certos casos de LASIK que dão errado. PRK ainda tem conserto mas LASIK é mais difícil. Portanto, eu digo: DESISTA dessa idéia!!!

  128. Fernanda disse:

    Olá pessoal! Meu namorado fez há 2 dias a PRK nos dois olhos (5,5 de miopia e um pouco de astigmatismo em ambos ). Estamos sofrendo muito, pois, apesar dos relatos angustiantes de visão dupla, embaçamento e etc. o que tem incomodado ele BASTANTE é a sensação de areia nos olhos. O incomodo é profundo! Com seções diárias de crises! Poucas pessoas comentaram sobre isso… Alguém sabe dizer quando a sensação de “um caminhão de areia nos olhos” vai melhorar?

  129. ocimar luchi disse:

    Não façam o PRK, além de ser desastroso a recuperação, se não conseguir o resultado satisfátorio, corre o risco até de ter que fazer transplante de córnea, por afinar demais a mesma com esse processo louco, experiência própria.

  130. Heloisa disse:

    Gente, eu vi uma reportagem na zero hora de domingo, dia 13/03/2011, sobre a clinica balestro em estrela. Marqeui na mesma hora uma consulta para a quinta -feira. Fui, fiz todos os exames e já operei os dois olhos para corrigir astigmatismo e miopia (3º e 1,75º).. No segundo dia senti muita dor, não tinha tomado os analgésicos recomendados, so pingado os 4 colírios de 3h em 3h. No 3º dia foi melhorando. Mas a visão noturna foi péssima. Todas as luzes da cidade estavam com halos enormes e os carros também. Tremendo incomodo. Hoje 4º dia, parece que esta tudo normal, até a visão para perto que teria piora, está normal e a longe não está tão boa, espero que ainda….Vou conferir as luzes da noite: os halos estão bem menores e já é suportável os faróis dos carros, mas a nitidez para longe ainda está comprometida. É como se faltasse corrigir uma preguinha.

  131. valfrida disse:

    Nossaa, qdo me animo em um comentário, desanimo em outro. Fiz Lasik nos dois olhos juntos, meu grau era pouco, 2.5 de miopia e 1.5 de astigmatismo. Fiz a cirurgia à noite e logo qdo acordei a visão tava ótima, não estava como de óculos, mas estava como se estivesse lente, o que me deixou muito animada. Foi quando fui usar o computador e passeando pelo shopping que percebi que não estava zerada. Sinto meu olho esquerdo com melhor visão, acredito que por causa do trauma p prender o olho direito ter sido maior, tanto q ficou um hematoma na area branca do olho. To confiante que a visão vai melhorar, sinto “um astigmatismo” porém faz pouco dias que operei. adorei o blog e comentários. me deixaram mais animada!

  132. Lorena Diniz disse:

    Oi, fiz a cirurgia PRK dia 07/04/11, e fico preocupada se não der certo … confesso que sou impaciente … queria que o resultado fosse imediato, mas vejo que não. Tinha 4,75 D e 3,25 E. Fico tentado ler, e vejo as letras com smbras … é estranho … e me irrita … rsrsrs … as vezes tenho vontade de colocar os óculos … rsrsrs
    Sei que tenho que esperar né …

    Lorena Diniz

  133. Lorena Diniz disse:

    Bom, fiz minha cirurgia prk no dia 07/04/2011, hoje completo 12 dias e vejo as sombras nas letras e nas imagens também. Eu fiquei muito preocupada por está assim, e achar que pode ser que não dê certo. Mas lendo os comentários fico mais aliviada. O ruim é que eu sou muito anciosa e fico querendo ver resultado logo. Espero que com 1 mês esteja vendo 100%. Me considero até bem, porque se fosse escrever isso aqui antes sem os óculos não saia nada … rsrsrs, porque tinha 4,75 OD e 3,25 OE além do astiguimatismo. Espero que todos se recuperem e tenham se recuperado bem. Deus nos abençoe!

  134. Fabiana Mendonca disse:

    Hj completam-se 8 dias que fiz a PRK, ainda bem que li esse relato pois minha visao ainda esta muito ruim (principalmente no olho esquerdo) e aqui pude notar que a recuperacao ‘e lenta mesmo. Meu grau e alto (7,5 OE e 5,5 OD) tenho medo de ficar grau pra tras… mas ja percebi que o negocio ‘e ter paciencia… Espero que ja consiga ler livros no vigesimo dia + ou – pq tenho que fazer uma monografia… aiaiai

  135. Pedro Tavares disse:

    Cara, muito obrigado, foi um alivio 10 dia de cirugia, PRK, OD 5.25 miopia 0.25 astgmatismo e OE 6.25 e 0.5 respectivamente, essa visão dupla, principalmente para ler, e acuidade visual menor a noite, já estava me deixando triste, achando que tinha certeza que nao ficaria 100%, mas esse teu relato, me ajudou muito, muito obrigado mesmo, do fundo do coração, fiz a cirurgia para o concurso de oficial da FAB, já tinha achado que tinha acabado o meu sonho

  136. PATRICIA PAGLIUSO disse:

    OLÁ, ESTOU COM MUITO MEDO DA MINHA CIRURGIA DE PRK NO OLHO DIREITO NÃO TER DADO CERTO,TINHA SOMENTE ASTIGMATISMO MENOS QUE 4 NOS DOIS OLHOS, HOJE FAZ 5 DIAS E ESTOU COM FOTOFOBIA, VISÃO DESFOCADA, NAO CONSIGO DIRIGIR E PIOR A NOITE (PRECISO PRESTAR 5X MAIS ATENÇÃO, NÃO CONSIGO LER E NEM VER TV) E PRECISO FICAR BOA PARA FAZER O OUTRO OLHO…COMO???
    AINDA BEM QUE VEJO COM OS DEPOIMENTOS QUE É LENTA A RECUPERÇAO…O MEDICO DEVERIA FALAR , A LENTE QUE VOU TIRAR AMANHA DA A SENSAÇAO DE OLHO MUITO CANSADO…NAO VEJO A HORA …SERÁ QUE DEPOIS DA RETIRADA MELHORA….TO TAO INSEGURA,ESPERO QUE DEUS ME AJUDE…OBRIGADA PATRICIA

  137. Alfredo Hipólito disse:

    Olá,

    Fiz a cirurgia de ambos os olhos com a técnica nova I-LASIK personalizada (sem corte de córnea), tinha 4.0 em cada olho, no dia seguinte já estava enxergando 100%, inclusive a noite

    Sem dúvidas a melhor opção

    Abraço.

  138. Alberto disse:

    Muito bom o post, eu estou preocupado pq fiz a iLasik personalizada nos 2 olhos a uma semana, tinha 4 de miopia e 3,5 de astigmatismo em cada olho, e ainda tenho muita dificuldade pra enxergar de noite, a recuperação foi super rápida, no segundo dia já estava enxergando muito bem, mas a noite esta impossível dirigir, os faróis dos outros carros ficam enormes e muito desfocado tirando muito a visão de outras coisas e desconcentrando, andei lendo sobre halos, glares e que isso pode demorar até 3 meses para passar, acho que o jeito é esperar mesmo pois ainda é muito recente.

  139. Alessandro disse:

    Olá pessoal, fico feliz de perceber que todo mundo passa pelos mesmos sintomas, fiz a cirurgia PRK para correção de miopia 2 oe e od no dia 21/07, passaram 7 dias estou tendo algumas dificuldades para ler e ver de longe, mas noto que todos os dias a uma melhora pequena mas existem, vou postar toda semana minha evolução. Não desanimem pois a melhora é lenta mas continua.
    Abs, boa sorte a todos.

  140. veronica disse:

    hoje faz 15 dias que fiz a PRK nos dois olhos, estou enxergando 70%, tenho a visao embaraçada de perto, mas estou muito feliz, é dificil usar o computador, mas estou me recuperando bem, vou ter que esperar o tempo!!!!

  141. GUILHERME disse:

    ESTOU A 4 DIAS DO RETORNO DOS 30 DIAS, E BASTANTE ANGUSTIADO COM O OLHO DIREITO QUE CONTINUA EMBAÇADO PARA LER DE LONGE E PERTO. ALGUNS RELATOS AQUI ME CONFORTARAM PELO MENOS UNS 50% EU TINHA O,75 MIUPIA E 0,50 AST OE E 0,50 MIOPIA 0,25 ASTIGMATISMO NO OD ESPERO MELHORAR NOS PROXIMOS DIAS AINDA ESTOU USANDO O FLORATE, NO ULTIMO RETORNO O MEDICO DISSE QUE O OLHO ESQUERDO JA ESTAVA ZERADO, E O DIREITO AINDA TINHA 0,25 MAS IRIA MELHORAR COM O TEMPO ACHEI ESTRANHO MAIS ESTOU CONFIANTE NÉ FAZER OQ?
    O UNICO DESCONFORTO QUE SINTO E A SENSAÇÃO DE QUE UM OLHO ESTÁ SEMPRE TENTANDO EQUILIBRAR O OUTRO, E TB COM UM DOS OCULOS SOLARES COM LENTES POLARIZADAS VR28 BLACK IRIDIUN DA OAKLEY DA DOR DE CABEÇA. BOM AI ESTA MINHA EXPERIENCIA FIZ PRK.

  142. Franciane disse:

    Olá td bem? Ufa, seu relato é bem animador, estou no 6 dia de PRK meu Deus, estou totalmente angustiada, tentando voltar ao trabalho sem poder, pois as imagens(principalmente computador são totalmente turvas). Mas valeu por ter compartilhado seu testemunho, pois é angustiante o pós operatório.. Obrigada

  143. karoline disse:

    Pessoal, eu tbm nao sei oque fazer.. pois tenho q estudar muito na facul, muita leitura. qndo fiz cirurgia tive que trancar a facul, depois de tres meses (que é otempo atual) ainda tenho dificuldade de leitura, no pc, enxergar à noite e tlas, reconhecer rostos…. A minah duvida é.. se ainda estou assim: cm continuarei na facul??? Não sei se tranco, pois está muito ruim pra estudar….

  144. VITOR CARNEIRO disse:

    Fiz PRK, e até agora ta foda, estou no 27º dia, mas como vi aqui ta dentro dos parametros, minha cicatrização ta meio lenta segundo o oftalmo, é duro esperar a melhora, mas faze o que. Quantos ao que pretendem operar, além da operação que é meio tensa, mas indolor, os 5 primeiros são complicadíssimos, recomendo no no 4º dia, que limpem a lente cirurgica com soro fisiologico, recomendação do meu oftalmo e funcionou que é uma maravilha, mas limpem muito, muito, muito bem as mão antes de fazer a manipulação e o ideal é que ja tenha usado lentes antes, pois se não vai apanhar para tirar e principalmente para colocar di novo, de resto é so esperar, esperar para kramba….. qq coisa mandem email perguntando

  145. VITOR CARNEIRO disse:

    Opss este é meu email, vitor_nacio@hotmail.com

  146. CLAUDIA disse:

    Muitoo bom seu relatoooooo, fiz a minha faz 20 dias, oque me incomoda é a luz ,. as vezes estou no computador e n consigo mais nem abrir o olho pq arde ou entao s eu sao no sol nossa parece q eu to chorando iguaç criança… arde affffffff

  147. patricia disse:

    Ola pessoal sou a patricia e fiz prk no hosp sao paulo dia 15/09/11 e ate hoje 25/09. So consigo enxergar bem logo apos pingar o lubrificante e segundos depois embassa tudo de novo. Vou fazer OE 27/09 e estou cansada dessa situacao sem enxergar direito. Recomendaram tirar a lente do oculos do olho operado mas ficar horrivel. (tontura). Espero que realmente tudo isso valha a pena, pois trabalhar, passear, dirigir sem enxergar direito e horrivel. Espero que realmente melhore logo…em alguns meses…(rs).haja paciencia.

  148. Ródnei disse:

    Boa tarde pessoALL!

    Fiz a cirurgia LASIK personalizada no dia 07/10/11. A recuperação no OD está sendo fantástica, nenhum incômodo ou embaçamento, em contrapartida, a recuperação do OE está péssima/preocupante. Oscila muito a cada piscada (sendo vez ou outra eu percebo que dá umas ‘arranhadas’). Na maior parte do tempo a visão fica totalmente embaçada, impossibilitando qualquer leitura.
    Alguém já passou por algo semelhante ? Há algum colírio que alivie esse embaçamento? Abrs!

  149. Renato disse:

    Operei faz 3 dias kkkkkkk e to puto com o olho direito…. Esse desgraçado fica jogando letrinha pra cima, mas fiquei mais calmo a ler seu relato… O esquerdo ta 100%, encherga tudo, o direito encherga tudo de longe, mas letras pequenas ele tá uma zuada… o oftalmo falo que ele vai melhorar.. vamos esperar! kk
    Abcs

  150. Henry disse:

    Fiz a PRK a 5 dias (14/10/11), nos dois primeiros as sensações foram muito ruins (edema, dor e fotofobia) fiquei completamente dependente da ajuda dos outros (sensação muito ruim mesmo). No terceiro dia começei a enxergar o mundo novamente, no quarto e quinto a visão melhorou um pouco mas ainda está pior que pré cirurgia (ainda não tirei as lentes). Apesar de conversar com o oftalmologista ainda “bate” um certo medo dela ficar pior que antes, visto que meu grau pré-cirurgia era muito pequeno mas que atrapalhava na leitura sem óculos (OE: 1,25 e OD: 0,8 grau de astigmatismo; OE:0,5 e OD:0,5 de miopia). Fiquei feliz em encontrar.estes relatos dos colegas, o que me ajuda a ficar menos ancioso e que ajuda também a dar mais credibilidade ao médico que me assiste. Depois que tirar as lentes ( provavelmente no 7º dia) compartilho a experiência com vocês também.
    Abraços.

  151. Carolina Melo disse:

    Eu fiz minha cirurgia no dia 06/10 e também não esperava pelo pós operatório. A minha médica nem sequer me falou sobre o laser que usaria em mim, mas, pelo q li por aqui foi usado o PRK. Fiquei 3 dias com a lente e no primeiro dia do colírio (desembaçador) vi uma melhora incrível na visão sendo que depois mesmo com o uso dele observei que do nada começou a embaçar, principalmente o rosto das pessoas de longe. Tenho 16 dias operada e ainda irei na consulta. Não sabia que demorava tanto pela recuperação total, esses relatos me ajudaram a ficar mais calma, pois, estava achando que a cirurgia tinha sido em vão e que o grau já tinha voltado como antes.

  152. lasik disse:

    Excelente blog sobre lasik em Português. Informa sobre os riscos e problemas associados.
    lasikcirurgia.blogspot.com

  153. Ana Paula disse:

    Fiz a cirurgia nos olhos há 6 dias. O métido que o meu oftalmologista me recomendou foi o Lasik. Porém ainda não me sinto recuperada. Confesso que estava muito preocupadae impaciente, mas ao ler o seu relato me senti melhor. O meu olho esquerdo já está ótimo, mas o direito está com a visão tremida, como se ainda estivesse com astigmatismo, e tenho dificuldade para enxergar de perto. Espero que melhore logo, pois o desespero é grande.

  154. juliana.fonseca@live.com disse:

    Vi seu relato hj. Depois de mto desespero… sinto q há uma luz no fim do túnel e que não será fácil chegar até ela. Mas chegar até ela é um fato.
    Vou continuar na espera… hj faz 6 dias q fiz minha cirurgia… 6 dias de preocupações constantes.

    Obrigada por compartilhar.

    Abç
    Juliana

  155. Marcia disse:

    Obrigada pelo relato.
    Hoje faz uma semana que fiz o PRK para astigmatismo e voltei a trabalhar
    É muito difícil ler e dirigir. A médica disse que vai melhorar, mas demora.
    Estava muito assustada e me acalmei com seu relato.
    Muito obrigada!

  156. Rômulo disse:

    Eu fiz o PRK dia 18/11/11 e gostaria de saber se a visao dupla, q vejo nas luzes, nos leds desaparecem… Olho a luz verde do teclado so no esquerdo vejo duplo pra baixo… Me ajudem, qro saber se passa como os medicos dizem.. Se alguem passou por isso em qnto tempo.. axo q estou assim deste q sai de la, da cirurgia, so no esquerdo porq nao mudou ainda.. lembrando q eu tinha mais miopia neste cm visao dupla -3,25…

  157. Renata disse:

    Gente, estou em dúvida de faço a PRK convencional ou personalizada, tenho 3,5 de miopia e 0,25 de astigmatismo em cada olho, mas o preço é muito diferente, uma 2600,00 e a outra 5.000,00..alguem sabe se para esse tipo de grau, tem diferença?

  158. Gil Brito disse:

    Depois de quase um ano sem um post, venho agradecer o relato acima por me tranquilizar um pouco. Depois de 20 dias de operado (PRK Personalizada), encontro-me exatamente na mesma situação do colega: meu olho esquerdo enxergando muito bem e o direito ainda faltando recuperar uns 20, 30% da visão. Queria saber de alguém, como proceder em relação às atividades esportivas. Meu médico disse que poderia voltar a jogar futebol depois de 30 dias de operado, mas ainda não tenho ideia de como proceder em relação ao suor. Tem algum problema dele cair no olho?

  159. Raphael disse:

    Estou passando pela recuperação da cirurgia e ter encontrado seu blog foi um alivio
    Por mais que o medico nos alerte quando vivemos na pele vimos o quanto o bicho pega
    kkkkk

    A recuperação é bem tensa e pior é algo que voce passar praticamente so pois por mais pessoas estejam teu lado te apoiando
    voce so pode ter fe e continuar espero ter um resultado tão bom quanto o seu parabens

  160. Maga disse:

    Pessoal, boa tarde!
    Alguem poderia dizer como está após 12 meses (ou mais) da cirurgia?
    Fiz ha 17 dias, e sei que ainda é cedo para qualquer avaliação, mas tenho fé no medio-longo prazo.
    Grata pela atenção de vocês!

    Maga

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: